Mãe Kitola e o caso do caseiro

Mãe KitolaFomos procurar por Mãe Kitola para que ela nos ajude a clarear um pouco o “caso do caseiro”, que a cada dia ganha novos contornos.
Mas nossa desconhecida evidente andava com problemas:
- Meu filho, para atender a seu pedido, coloquei na minha bola de cristal os senadores Antero Paes de Barros, Arthur Virgílio, ACM, Álvaro Dias, Heráclito Fontes, a senadora Heloísa Helena. Resultado, a bola saiu do ar. Energia negativa, meu filho. E essa é a energia mais poderosa que existe. Veja bem: para criar o mundo, até Deus precisou de sete dias. Para destruí-lo, basta um maluco apertar um botão nos Estados Unidos e o planeta vai abaixo. É a força da energia negativa.
- Então não pode nos ajudar no caso do caseiro?
- Não disse isso. Sou uma mulher de idade. Se não posso usar de minha vidência, uso a vivência.
Eu tenho idade para saber que jabuti não sobe em árvore, e esse caseiro é um jabuti. Imagine-se no interior do Piauí, dono de uma pequena empresa de ônibus. Aparece um sujeito e diz que é seu filho, pede dinheiro e faz ameaças. Pergunte a qualquer um de qualquer cidade do interior do Brasil o que aconteceria com o atrevido... Pois ele não só levou o dinheiro como resolveu ir adiante. Tratou de mandar avisar que queria falar sobre o que teria visto na tal mansão de Brasília.
- Então, ele está mentindo e a mando de alguém?
- Não disse isso. Tudo pode ser verdade: o caso da paternidade, o dinheiro do pai, o ministro na casa. Até um jabuti em cima da árvore. Mas por que os senadores ficaram tão revoltados quando a senadora Ideli pediu para ver as fitas com imagens dos corredores do Senado? Será que elas mostravam quem carregava o jabuti?...
Ah, uma última coisa: a quebra do sigilo do caseiro é crime.

(Antes que o dia termine: Parabéns, Porto Alegre, pelos 234 anos de vida. )