Sobre a pesquisa Datafolha

LulaAs inserções de propaganda partidária são o mais poderoso meio de comunicação política. Porque se utilizam de pequenos comerciais que aparecem misturados aos demais, em meio à programação, e atingem em cheio o telespectador.
O PFL teve inserções dos dia 7 a 16 de março. Nelas, não apresentou propaganda partidária alguma, apenas atacou o presidente.
A pesquisa Datafolha foi feita nos dias 16 e 17. Isto, aliado à alta exposição do candidato Alckmin - nas primeiras páginas e nos telejornais todos os dias, por causa da disputa com Serra, em que acabou vitorioso - explicam a subida de Alckmin. E a queda de nove pontos na avaliação positiva de Lula.
Mas o curioso é que esta queda na avaliação pessoal do presidente não se tranferiu para o governo nem para o candidato Lula, que se mantiveram no patamar da pesquisa anterior.
É preciso aguardar a nova pesquisa para ver se isso vai continuar acontecendo.
E aguardar também as inserções do PT, dias 18, 20 e 22 de abril, e 2, 4, 6, 9 e 11 de maio. Importantíssimas porque em datas significativas: descoberta do Brasil, lançamento da campanha da Petrobras anunciando a auto-suficiência de petróleo, e dia do Trabalho.
A conferir.