Lula com Chuchu não!

urna eleitoralVamos falar francamente. A menos que você seja lulista ou tucano radical, essa oferta de Lula com Chuchu não abre o apetite de ninguém. Por que não mais opções, outros candidatos que possam oferecer soluções para a situação em que se encontra o país?

Precisamos de alternativas viáveis, para que, pelo menos, a gente vote por propostas afirmativas, e não no menos pior ou no uni-duni-tê.

Lula, embora negue a candidatura para poder fazer campanha (a la Fernando Henrique em 98, é bom que se diga), está condenado a ser o candidato do PT. Ele tem votos, a máquina do Estado e o PT não tem alternativa. Mas os outros partidos, sim.

O PSDB tem que trocar de candidato. Serra é a melhor opção para o partido. Alckmin não existe. Reelegeu-se porque, na época, o PSDB não tinha opção para o governo de SP - exatamente como agora, quando teve que deslocar Serra às pressas ou levava uma surra. O Chuchu não tem equipe, mas tem idéias: as piores possíveis. Perto da Opus Dei, a TFP é de esquerda.

O PMDB tem que lançar um candidato. Esta é a oportunidade para o partido se colocar novamente como opção ao eleitorado.

O PDT também parece que, como o PSDB, vai partir para a opção mais fraca. Por mais que se defenda o comportamento ético do senador Jefferson Perez, a candidatura dele é um outro chuchu. E o PDT tem o senador Cristovam Buarque, um nome respeitável e perfeitamente votável.

O PFL – bem, o PFL parece que tem outra opção: o partido prefere ser hiena que leão. Sai sempre como vice, deixa que os outros se elejam, belisca uma interinidade aqui, outra ali, e de vez em quando o butim é farto, como agora em SP.

A senadora Heloísa Helena, candidata do PSOL, é um bom nome para o partido marcar presença, e vai colocar pimenta na eleição. Mas ela está bem mais para um filme do Almodóvar que para a presidência da República.

Há ainda o PPS, o PV... Mas o mais importante é que tenhamos opções de voto. Ou passamos o período eleitoral discutindo a quantidade e a qualidade dos vestidos doados às primeiras-damas. Ou o que foi pior, o mensalão de um ou o mensalinho do outro. Ou ainda a quantidade de CPIs que um enfrentou e o outro engavetou. Ou - pior - nos arriscamos a um novo Collor – um reacionário, sem equipe, sem projeto, eleito apenas por ser o anti-Lula. É muito pouco para o que sonhamos para nosso país, não?

(Pós-escrito: Em resposta a um comentário, que me pergunta como participar: da forma que a pessoa preferir. Enviando e-mails para os partidos ou deputados e senadores; cartas para os jornais; inserindo este banner em seu blog, ou a postagem, ou um link, ou criando um banner próprio; participando das discussões nos comentários de outros blogs e lançando a semente da idéia; criando fóruns, grupos de discussão... São tantas as possibilidades. De minha parte, comprometo-me a divulgar aqui todos os blogs que encamparem esta "campanha". Afinal, só temos até junho para tentar melhorar esse quadro, senão...só daqui a quatro longos anos)

Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos