sexta-feira, 7 de abril de 2006

O que é ruim para os EUA é bom para o Brasil?

Em entrevista a Sérgio Dávila na Folha (aqui, para assinantes), o Prêmio Nobel de Economia Joseph Stiglitz afirma que Lula caiu na mesma esparrela que o ex-presidente americano Bill Clinton, de quem Stiglitz foi assessor.

Clinton fora eleito com o lema "o povo em primeiro lugar", mas, segundo Stiglitz, foi pressionado por Wall Street a reduzir o deficit público. Resultado, os programas sociais ficaram de lado, Clinton passou oito anos fazendo caixa e acabou entregando o governo de mão beijada para os republicanos, que, com a burra cheia, patrocinaram "o maior corte nos impostos para os mais ricos já ocorrido na história deste país (EUA). [risos]."

Para não ir tão longe: algo semelhante ocorreu aqui com a prefeita Erundina, em São Paulo, que arrumou a casa para Paulo Maluf. É um ardil que tem dado certo, e voltam a aplicá-lo, como descrevi em "O Sapo Barbudo e o Escorpião Mercado", bem no início da crise.

Agora o mercado aposta em Alckmin, um candidato medíocre, em detrimento de Serra, exatamente porque Alckmin é medíocre e não tem equipe... Pretende que Lula saia, porque tem medo do que ele possa vir a fazer num segundo mandato, cuidando mais da área social. Para isso utiliza-se da mídia e de arautos da moralidade pública, encabeçados por ACM, que só é senador porque antes renunciou ao mandato para não ser cassado por violação do painel do Senado; por Arthur Virgílio, que defendeu o uso de caixa 2, em entrevista ao jornalista Maurício Dias.

E querem voltar ao poder para quê? Basta olhar os nomes dos formuladores do programa de Alckmin: Mendonça de Barros (aquele do edificante diálogo "no limite da irresponsabilidade") e Gustavo Franco, o homem das CC-5, origem de todo o "escândalo Banestado".

De mãos dadas, os "novos moralistas", que Zuenir Ventura definiu muito bem como "udenistas de dedo em riste e rabo preso", mais os apocalípticos economistas, responsáveis pelas privatizações com dinheiro do FAT (leiam artigo do Mauro Santayana de hoje no Jornal do Brasil), com o auxílio luxuoso de boa parte da mídia, levam os cidadãos indignados a gritarem desesperadamente para que Lula saia e o passado retorne.

Comecei com um americano e termino com outro:

- "Ninguém até hoje perdeu dinheiro por subestimar a inteligência do povo americano (HL Mencken)."

Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

9 comentários:

  1. Anônimo7.4.06

    CHEGA DE PT.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo7.4.06

    Bem que dissertam outro dia, você é Serra.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo7.4.06

    O outro aí falou chega de PT. Ele quer de volta tudo o que aconteceu no país nos oito anos do tucanato. Gente, eles quebraram o país! Duas vezes. Uma para reeleger FFHH, quando fizeram a mentira da paridade do dólar com o real. E a outra para tentar eleger Serra no lugar do Lula.
    Acho que a frase do final estaria perfeita, se fosse corrigida, trocando americano por tucano.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo7.4.06

    CHEGA DE PT. CHEGA DE PT. CHEGA DE PT. CHEGA DE PT. CHEGA DE PT.CHEGA.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo7.4.06

    Fica repetindo seu mantra, meu filho. Depois ajoelha no milho e se chicoteia, nas reuniões da Opus Dei.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7.4.06

    Mello, eu entendi errado ou você esdtá defendendo a candidatura do Serra? Se não é, é o que parece.

    ResponderExcluir
  7. Anônimo7.4.06

    O sem educação não aprendeu que na internet caixa-alta quer dizer grito?
    Quanto ao post, acho que não é subestimando a inteligência de alguém que a gente vai chegar a algum lugar.
    A situação do país está tão complicada, acho que temos de nos unir para encontrar uma saída, e não ficar um agredindo ao outro.

    ResponderExcluir
  8. Anônimo7.4.06

    Viva Luiz Inacio Lula da Silva!

    ResponderExcluir
  9. Anônimo7.4.06

    Por mais que os golpistas da direita conservadora tentem derrubar o LULA, ele resiste bravamente com o apoio da população simples e humilde (53 milhões de pessoas), Não podemos permitir a volta daquela quadrilha que vendeu 80% do nosso patrimônio e cometeu o maior assalto que este pais já viu. Esta é a verdadeira batalha que está sendo travado no país. NÃO DEIXEM A QUADRILHA DE FERNANDINHO (FHC E COMPARSAS) VOLTAR. PARA O BEM DO POVO LULA DE NOVO!!

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Encontrou algum erro? Aponte.
E considere apoiar o blog, um dos poucos sem popups de anúncios, que vive apenas do trabalho do blogueiro e da contribuição dos leitores.
Colabore via PIX pela chave: blogdomello@gmail.com
Obrigado.