Eleitores também não se lembram de nada

amnésiaUma entrevista do cientista político Alberto Carlos Almeida ao repórter Mauricio Puls, domingo passado na Folha (aqui, para assinantes), acende uma luz sobre esse deplorável quadro político a que estamos obrigatoriamente assistindo.

Segundo um estudo de Almeida, publicado no livro "Reforma Política: Lições da História Recente" (FGV) , nada menos que “71% dos eleitores esqueceram em quem votaram para deputado federal quatro anos antes e outros 3% citam nomes inexistentes”.

Mais ainda. “Essa amnésia começa cedo: dois meses após a eleição, 28% já não se recordam de seu candidato a deputado federal, e 30%, em quem votaram para deputado estadual (os dados constam do Estudo Eleitoral Brasileiro conduzido pela UFF e pelo Cesop/Unicamp)”.

E essa amnésia não ataca somente os pobres e incultos. Entre as pessoas com nível superior, são 53% as que não se recordam em quem votaram para deputado federal quatro anos antes.

Como se vê, não é só o presidente Lula quem “não sabe de nada”, nem apenas Sílvio Pereira quem “não se lembra de nada”...

Com essa ignorância e essa falta de memória contam Severinos, Barbalhos, Malufs, mensaleiros, sanguessugas e assemelhados em 1º de outubro.

Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos