O discurso de Lula, e o teleprompter

Lula. Foto Agência Estado

No Blog do Noblat ontem:

Não se engane quem esteve na convenção do PT e achou o máximo ver Lula discursando por mais de um hora e esparramar números.
Lula leu o discurso inteirinho de olho na platéia. Como? Usando pela primeira vez o famoso TP (Tele-Prompter).
TP é um equipamento usado geralmente nos programas de televisão. O texto é transmitido na tela enquanto alguém o lê.
De alta tecnologia, o TP usado hoje no discurso de Lula é transparente (veja na foto acima à direita). Quem está ao lado do palco pode até perceber. Quem está distante, dificilmente. Acha que Lula tem todos aqueles números na cabeça. Mas não tem.

Se é a primeira vez que Lula usa um teleprompter, coitado, está atrasado! A tecnologia do teleprompter é antiga, e mesmo esta do TP transparente, eu utilizo em eventos que dirijo há uns 15 anos. Não tem nada de alta tecnologia, nem custa caro. Com o operador incluído, o aluguel deve estar por uns R$ 1 mil, se tanto.

Não há demérito algum em utilizar-se de um, como tentaram fazer crer vários comentaristas no post do Noblat. O TP é apenas um facilitador, e qualquer executivo que já teve que falar para grandes platéias faz uso deles.

Plestra com TPEsta outra foto que reproduzo aqui mostra como ele é antigo, e seu modo de funcionamento. Para quem está na platéia, há apenas uma placa transparente, que não impede a visão do rosto do orador. O efeito, observado pelo Noblat em sua postagem, é que parece que o orador está olhando para a platéia, quando na verdade lê o texto no TP - este é o objetivo de ele ser transparente. Para o orador, as placas rolam o texto, que é operado em outra parte por uma pessoa, que faz com que o texto acompanhe a velocidade do orador.

Começou a ser utilizado em um outro imenso país, com presidentes aparentemente tão "desinformados" quanto os nossos - os Estados Unidos.

Importante é saber: o discurso foi bom? No aspecto técnico, foi. Muito bem construído, inclusive utilizando-se da "fulanização", que é uma técnica que defendo e utilizo, e sempre causa grande efeito na platéia. Acho apenas que houve um erro de roteirização, com aspectos mais fracos do discurso colocados logo após a "fulanização", o que certamente esfriou um pouco os ânimos. O certo é que essa parte deveria ter sido invertida.

No aspecto político também muito bom. Mas deixou à mostra os flancos por onde o presidente não tem muito como se defender, nem do que se jactar: saúde, educação e segurança pública, sem contar as estradas.

A íntegra do discurso de Lula pode ser encontrada aqui.

(Pós escrito, às 20h30min: Estou impressionado com a falta de informação de nossos jornalistas políticos sobre uma matéria que deveria ser o beabá deles, a comunicação política. Jornais, blogs, todo mundo pasmo com... o teleprompter! Nesta segunda, vou fazer uma postagem mais detalhada sobre o TP, inclusive respondendo a dúvidas que me foram enviadas por comentário e e-mail)

Clique aqui e curta o melhor da Copa no Blog do Mello na Copa
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos