A CPI das Sanguessugas e os 'indignados úteis'

sanguessugaEm depoimento à PF e a membros da CPI das Sanguessugas, um dos sócios da Planam e chefe da quadrilha acusou vários deputados, citou ministros, assessores etc. O esquema é antigo - desde 2000 - e deputados que eram de partido da base aliada de FHC passaram a ser da base aliada de Lula - são aqueles loucos por uma boquinha. No entanto, na conta do "jornalismo de resultados", PTB, PFL, PP, PL e até o PMDB são da "base de Lula". Omitem, descaradamente, o trecho do depoimento de Vedoin (o tal chefe da quadrilha) que não lhes interessa. E o que não lhes interessa? Este trecho da reportagem de hoje na Folha:
"A quadrilha dos sanguessugas começou a funcionar em 2000, segundo a Polícia Federal.
Serra foi questionado sobre a declaração de Luiz Vedoin, um dos donos da Planam, de que torcia pela vitória do tucano na eleição presidencial de 2002. A Planam forneceu ambulâncias superfaturadas a prefeituras por meio de emendas feitas por parlamentares. Vedoin disse que os pagamentos pelas ambulâncias nunca atrasavam no governo FHC e que, por isso, queria que Serra fosse eleito presidente."

O que os "indignados úteis" e seu guru escondem com o "jornalismo de resultados" é isto: Vedoin torcia pela vitória de Serra porque "os pagamentos pelas ambulâncias nunca atrasavam no governo FHC". Torceria Vedoin pela vitória do tucano, caso o esquema não estivesse funcionando às mil maravilhas?

Segundo o sócio da Planam, na reportagem da Veja, somente o ex-deputado Edson Kapaz (um tucano histórico, que na época estava no PPS) apresentou emendas no total de R$ 1,6 milhão, "para compra de ambulâncias em dez municípios". Desse montante, o governo FHC liberou cerca de 1 milhão.

Das emendas de 2002, os prefeitos eram do PTB, PDT, PMDB, PSDB, PFL, PRP, PV, PSB, PP. Nenhum do PT. Lula nem era presidente, como poderiam ser da base dele?

E ainda nem investigaram os anos de 2000 e 2001!...

Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos