Nova pesquisa em São Paulo destrói Mercadante e 'indignados úteis' estão superfelizes

Publico esta manchete em homenagem a um "indignado útil". Realmente, a performance de Serra continua muito boa em São Paulo. Da última pesquisa Datafolha pra cá, ele oscilou de 48% para 49% das intenções de voto, segundo o instituto. "Aloizio Mercadante (PT) oscilou de 15% para 17% e, assim, se consolida no segundo lugar. Na pesquisa anterior, o candidato petista empatava, no limite da margem de erro, com Orestes Quércia (PMDB), que oscilou um ponto para baixo, passando de 11% para 10% das preferências."

Muito bem. Agora vou mostrar como agem os gurus dos "indignados úteis", quando raciocinam sobre os números da corrida presidencial. Vou aplicar o "método" deles (a mistificação mais deslavada) à disputa pelo governo de São Paulo:
O que se deve levar em conta é que Serra começou com 58% em março. Portanto, de lá pra cá ele caiu dez pontos. Mercadante tinha 11% e hoje tem 17%. Portanto, subiu seis pontos. A diferença entre os dois, que era de 47 pontos, agora é de apenas 31.
Mas Mercadante tem muito espaço para crescer em cima dos votos de Lula. A mesma pesquisa do Datafolha informa que " Hoje, a taxa dos que votam em Lula para presidente e, na hora de votar para governador, preferem o candidato do PSDB, é ligeiramente maior do que a registrada anteriormente, chegando a 35%."
Quando começar o horário eleitoral (como os tucanos gostam de falar nesse horário eleitoral, não?), Mercadante vai colar seu nome ao de Lula. Se este contingente "infiel" (de eleitores de Lula que estão com Serra) trocar o voto para Mercadante, a coisa muda completamente de figura. Como Lula, segundo a última pesquisa Ibope, tem 33% dos votos em SP, Mercadante pode tirar mais de 10 pontos de Serra. Este ficaria com 39% e Mercadante subiria para 27%. Com os votos dos demais, o segundo turno estaria garantido. Mais ainda: levando-se em conta que a candidatura de Lula está numa curva ascendente e a de Alckmin numa descendente, o troca-troca pode passar de 10 para 12 ou 13, perfeitamente. O que deixaria Serra com 36% ou 37% e Mercadante com 29% ou 30%. Como Lula se elegerá facilmente no primeiro turno, no segundo ele desce de armas, bagagens e com a caneta presidencial na campanha de Mercadante. Será que Serra agüenta? E tem mais: Aécio também deve reeleger-se no primeiro turno. Será que ele quer um concorrente tucano para disputar com ele a sucessão de Lula em 2010? Uma forte boataria espalhando que Lula deixará São Paulo à míngua, caso Serra se eleja, pode ser facilmente espalhada. Resultado: vitória de Mercadante.

Eu acho que isso vai acontecer? Claro que não. Na minha opinião, Serra vence no primeiro turno. Mas os gurus dos "indignados úteis" gostam de inventar a roda, aproveitam-se da desilusão de seus "discípulos" (pois é disso que se trata) para iludi-los. Exatamente como faz o bispo Macedo. Dêem uma olhadinha no vídeo do bispo Macedo (com link aqui em cima do blog) e ouçam o que ele diz: "você tem que ser o super-herói do povo". É isso o que os gurus dos "indignados úteis" fazem: mentem com convicção, e assim conseguem seus adeptos.

Alckmin tem a mesma chance de vencer Lula que Mercadante de vencer Serra: nenhuma.

Se esta é sua primeira vez neste blog, clique aqui
( Não deixe de clicar no banner acima, para acessar uma série de listas com os nomes de parlamentares, prefeitos, governadores e outros gestores públicos envolvidos em escândalos ou mau uso do dinheiro público. As listas são atualizadas quase que diariamente. Última atualização: 10/08.)
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos