As últimas pesquisas Datafolha e Ibope

As duas últimas pesquisas publicadas, a do Datafolha e a do Ibope, apresentam duas tendências coerentes e duas divergências discrepantes, embora dentro da margem de erro.

As tendências coerentes são: ligeira queda de Lula e uma mais acentuada subida de Alckmin, nos dois institutos. As divergências estão nos números. Segundo o Datafolha, Lula teria 49% das intenções de voto e Alckmin, 31%. Já para o Ibope, Lula teria 47% e Alckmin, 33%. Ou seja, para o Ibope, Lula está dentro da margem de erro cheia - de 2% - para baixo (49-47), e, curiosamente, Alckmin dentro da margem cheia do Datafolha, mas para cima (31-33). Isso acumula uma diferença de 4%, que foge da margem de erro das duas pesquisas.

Da última vez em que os institutos apresentaram números diferentes, o Datafolha estava certo, apontando uma subida de Alckmin que o Ibope ainda não havia captado. Vamos ver agora.

A boa notícia para os tucanos é que, mais do que os números em si, o importante na avaliação das pesquisas é a tendência que elas apontam, e nisso os dois institutos concordam.

A uma semana da eleição, o escândalo do dossiê colocou Alckmin novamente no jogo. A questão é saber se as tendências serão mantidas ao longo da semana, ou não. Se forem mantidas, a maior probabilidade é de que haja um segundo turno.

Se esta é sua primeira vez neste blog, clique aqui
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

3 comentários:

  1. Anônimo24.9.06

    Concordo que a possibilidade da ocorrência de 2º turno aumentou consideravelmente. Entretanto, considero estranho o rápido estreitamento da diferença na pesquisa Ibope. A razão para isso não seria a deformação, proposital ou não, da amostra escolhida? A pesquisa da Folha utilizou uma amostra com o dobro de eleitores e em um número de municípios uma vez e meia maior do que a pesquisa do Ibope. O sr. Montenegro não estaria criando um fato novo na eleição?

    ResponderExcluir
  2. Anônimo24.9.06

    Mello, vi esse comentário de um leitor que assina Marcos/SP, acheio interessante e passo pra você analisar:
    A pesquisa Ibope foi feita entre os dias 20 e 22 de Setembro, em 141 municípios e com 2002 eleitores. Já a pesquisa Datafolha foi realizada apenas no dia 22/09, com 4319 eleitores e em 210 municípios. Assim, apesar de ter sido divulgada depois, a pesquisa Ibope é mais VELHA do que a do Datafolha. E o Datafolha fez todas as entrevistas num único dia e em um número muito maior de cidades e com um número muito maior de eleitores. Além disso, o Ibope trabalha para a campanha de Alckmin, bem como o 'Estadãõ' faz campanha descarada para o tucano. E como se não bastasse tudo isso o Ibope não respeita a correta divisão do eleitorado no quesito escolaridade. O Ibope entrevista 52% de eleitores com ensino fundamental, 38% com ensino médio e 10% com ensino superior. Mas, segundo a PNAD do IBGE, a divisão correta seria, respectivamente: 62,4%, 27% e 10,6%. Como Lula tem uma intenção de voto muito superior entre os eleitores com ensino fundamental, a proporção do Ibope diminui a pontuação de Lula.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo24.9.06

    Anônimo. O Datafolha tb não segue as cotas do PNDA. Somente o Vox Populi o faz. Juro que não entendo como essa diferença não é pauta ewm lugar nenhum. Alguém está errado.

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Encontrou algum erro? Aponte.
E considere apoiar o blog, um dos poucos sem popups de anúncios, que vive apenas do trabalho do blogueiro e da contribuição dos leitores.
Colabore via PIX pela chave: blogdomello@gmail.com
Obrigado.