Serra: O retorno dos Vampiros

Parece título de filme de terror, mas é o que espera por José Serra nesta segunda-feira. O procurador da República Gustavo Pessanha apresenta amanhã uma denúncia à Justiça Federal de Brasília. A denúncia é o complemento de um relatório da Polícia Federal sobre a máfia dos vampiros que atuava durante a administração de Serra à frente do ministério da Saúde.

Reportagem de Hugo Marques informa que "seis subordinados dele [Serra] se juntaram à máfia dos "vampiros" para comprar derivados de sangue com dinheiro público - e a preços superfaturados. Todos foram indiciados; cinco deles, por formação de quadrilha. O relatório sigiloso da Operação Vampiro, que a Polícia Federal finalizou em agosto, concluiu que existia uma "organização criminosa" controlando as compras de hemoderivados na gestão Serra".

O pior é que no caso dessa denúncia Serra não vai poder alegar que não sabia de nada.
Em suas investigações, a Polícia Federal descobriu que, em 2001, chegou uma denúncia anônima encaminhada diretamente a José Serra e protocolada (sic) no Ministério da Saúde. Segundo o relatório da PF, a denúncia "dá conta da prática de diversos crimes". Havia dois acusados. Um deles era Platão Fischer Puhler, diretor do Departamento de Programas Estratégicos e um dos homens de confiança do ministro.

Sabe o que fez Serra? Mandou o próprio Platão, o acusado, ir à Polícia Federal para denunciar a si mesmo. Se Platão o fez, foi platonicamente... Porque o caso só estourou três anos depois, em 2004, já no governo Lula.

Em maio passado, Platão reconheceu, em depoimento prestado na Polícia Federal, a existência da denúncia protocolada, e a ordem de Serra.

Clique aqui para ver imagens exclusivas do inquérito da Polícia Federal com essas informações.

Se esta é sua primeira vez neste blog, clique aqui
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos