A pressão de alguns congressistas, jornais e até associação de pilotos dos Estados Unidos não podem fazer o governo brasileiro liberar os pilotos americanos do jato que colidiu com o Boeing da Gol e matou 155 pessoas.
Tudo o que foi investigado até o momento leva a crer que os dois - sabe-se lá por quê - simplesmente desligaram o transponder, um aparelho que informaria onde estavam, a que altitude etc. Por que fizeram isso, eles têm que ficar aqui para explicar - se é que têm explicação para um gesto que só pode ser classificado como arrogância (de estar num país subdesenvolvido, no meio da selva) ou estupidez mesmo.
O fato é que a alegação deles de que o transponder não funcionou, não cola. Por vários motivos. O primeiro, e mais importante, é que o transponder voltou "milagrosamente" a funcionar, logo após o acidente, quando eles necessitavam de socorro para pousar o jato danificado. O segundo é que, pelas regras da aviação, com transponder ou sem transponder, se não há possibilidade de comunicação, deve-se seguir o plano de vôo previamente estabelecido - e este dizia que o jatinho não deveria estar onde estava.
Os pilotos precisam ficar aqui para responder pelo que fizeram. Nada a ver com anti-americanismo. Por acaso, eles são americanos. Mas poderiam ser russos, dinamarqueses, cubanos ou iraquianos. Têm que ficar até que o caso seja esclarecido, já que tudo indica que foram os (ir)responsáveis pela tragédia. O que vocês acham?
Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos
Quem se lembra do piloto arrogante e imbecil que levantou o dedo médio na identificão obrigatória no aeroporto? Esse caso parece mais um daqueles arroubos, só que agora não causou só uma saia justa, e sim centenas de mortes. Faço minhas suas palavras, eles devem permanecer aqui até que tudo seja devidamente esclarecido. Provada nossas suspeitas, exemplarmente punidos.
ResponderExcluirNão há duvidas q têm q responder. O plano de vôo é assinado em terra, eles estavam fora do q assinaram. Não importa se ligado ou desligado o transponder, não importa se deu pane geral no mundo todo, tem-se q cumprir o plano de vôo, o resto são só circunstâncias.
ResponderExcluirSe fosse nos EUA e os pilotos brasileiros eles tavam em Guantanamo.
ResponderExcluir100% de acordo.
ResponderExcluirPerdi um amigo no acidente e acompanho de perto a dor da família.
Alguns americanos acham que aqui só há índio e não confiam na justiça brasileira. O recdo para eles: Olhem pros seus rabos jacarés ...
Vixi, eh claro que eu concordo.
ResponderExcluirConcordo plenamente! Essa história de transponder com defeito que volta milagrosamente a funcionar quando eles precisam de ajuda não me cheira nada bem.
ResponderExcluir