Quem vai vencer, Lula ou Alckmin?

O que os alckmistas e muitos dos tais formadores de opinião tanto queriam, conseguiram. Taí o segundo turno, onde "serão discutidos os grandes temas nacionais" (alguém acredita nisso? ou só teremos mais baixarias?), onde será feito o quem é quem, quem fez o quê, onde finalmente teremos debates com a presença de Lula (presença que os leitores deste blog sabem que sempre defendi).

O efeito dos últimos 15 dias sobre a campanha de Lula foi devastador. Mas, segundo turno, como se diz, é outra eleição. O que é mais ou menos verdade; portanto, mais ou menos mentira. Lula, Alckmin, Heloísa Helena e Cristovam Buarque (e seus eleitores) não deixam de ser quem são, apenas porque teremos segundo turno. Portanto, o presidente Lula segue como favorito para vencer a eleição. Teve quase sete milhões de votos a mais que Alckmin. Para efeito de comparação, se todos os eleitores de Heloísa Helena (a terceira colocada) votassem em Alckmin, Lula ainda venceria.

E é aí que eu quero chegar. HH e Cristovam sempre estiveram ligados à esquerda. Ambos já pertenceram ao PT. Seus eleitores têm mais afinidade com as propostas de Lula do que com as de Alckmin. Mas, se, ainda assim, ficarem literalmente divididos, 50% pró Lula e os outros 50% pró Alckmin, Lula vence. Este é o tamanho do problema da candidatura do tucano.

Abaixo, os números finais dos quatro mais votados, segundo o TSE:

TSE: resultado final do primeiro turno

E agora, quem vai vencer? Para saber sua opinião, criei uma enquete, que está à direita. Lula ou Alckmin?

Clique aqui e adicione este blog aos seus Favoritos

16 comentários:

  1. Anônimo2.10.06

    Este é o lado bom para o Lula.
    O ruim é que ele vai ter que se expor mais e a sua falta de idéia e articulação aparecerão.
    MAIS DA METADE DO BRASIL NÃO QUISERAM LULA REELEITO NO PRIMEIRO TURNO
    Ele tem também o ônus de segurar os votos atuais dos eleitores do primeiro turno. Acho que as falcatruas do PT balançarão as cabeças dos Lulistas do primeiro turno.
    Acho que pelo menos o segundo turno serviu para questionar o mantra de que todo mundo rouba ...
    o eleitor mais informado e trabalhador, votou contra o Lula.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo2.10.06

    Os 155 que não votaram, decidirão a elição, e claro, o GERALDO VAI GANHAR FOLGADO.
    CHEGA DE PT, CHEGA DE LADRÃO.
    GERALDINHO JÁ.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo2.10.06

    Mello, exercitando minha porção de "Ubaldo o paranóico" personagem genial do saudoso Henfil. Quero saber se você também não estranha o fato da apuração em São Paulo ter atrasado tanto. O maior e mais próspero estado da federação ser dos últimos a totalizar os resultados !!!O que queria o TSEtucano com esse atraso?
    Depois da história dos grampos, da comparação do governo Lula ao de Nixon, da ameaça de morte pelo telefone... Sei não, mas esse Mellllo, não é fllllor que se cheire!

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de concordar. Mas acho que a maioria dos eleitores de HH sao mais religiosos do que ideologicos. Esta e uma galerinha que esta com muita raiva do Lula. Sao capazes de qq coisa soh pra ver o Lula quebrar a cara.

    Mas nao perdi as esperancas.

    Lula!

    ResponderExcluir
  5. Anônimo2.10.06

    Mello, você viu que não tem mais comentário no blog da Helena? O que será que aconteceu com a mulher? Ela postou alguma coisa, mas nada de comentários. O último post foi a foto do Lula, antes da eleição, abraçado a um operário. De lá para cá, mais nada. Você sabe o que houve? Tem o contato dela?

    Abraços
    rodrigo

    ResponderExcluir
  6. Anônimo2.10.06

    Acho que quem votou no Lula no primeiro turno, apesar de tudo o que rolou, nao vai largar agora. Acho mais facil o Lula tira votos do Alckimin (daqueles eleitores q votaram nele principalmente pra haver um segundo turno e ver os dois se enferentando cara-a-cara, e menos por afinidade completa a Alckmin)
    Eu nao acredito que eleitores do Cristovao e da HH tem tendencia natural de ir para Lula. O Lula vai ter q brigar muito para conquistar os votos dos candidatos derrotados no primeiro turno.
    Quanto a "quem votou em quem". Ficou clara a divisao: Classes pobres X classe media-alta; Sul-sudeste X Nordeste. Na minha visao: historicamente privilegiados, mas deixados meio de lado por Lula X historicamente excluidos e agopra beneficiados por Lula. Em resumo: as pessoas votam em quem representa seus interesses diretos. Seja pobre ou rico e a tese da desqualificacao do voto dos nordestinos, pobres por serem ignorantes, eh para mim o mais puro preconceito e discurso eleitoral para conquistar a classe media (q nao quer poassar por ignorante!)

    ResponderExcluir
  7. Anônimo2.10.06

    VOce apenas se esqueceu que lula ganhava facil ha apenas um mes atras.... do jeito que ele vem perdendo votos e com a exposicao (que tende a desgasta-lo cada vez mais) Lula corre um serio risco!


    Lula est´ na corda bamba!

    Para o bem do pais!

    ResponderExcluir
  8. Anônimo2.10.06

    Eu acho divertido esse povo que diz que estava errado quem dizia a 15 dias atrás que Lula ganhava fácil. Claro que ganhava, tanto que ganhou o primeiro turno. Só que não fez 50%+1. A questão é que o caso do dossiê está pendente de solução e vai ter de ser resolvido. Como isso se dará? Que estragos ainda pode causar? Bastos precisa comparecer, explicar, dar satisfações, sejam quais forem. Não deixar por conta das especulações midiáticas. A compreensão do momento que vivemos será muito importante com relação aos eleitores de HH e Cristovam. Preferirão deixar o governo nas mãos da direita? Sabem o custo disso para eles próprios?
    Saberá o campo majoritário do PT abrir mão do poder que se revelou nefasto nesse momento? Saberão todas as correntes de pensamento do PT se unir contra a eleição da direita?
    O governo saberá explicar com detalhes os principais pontos de suas realização denegridas pela oposição? Deixará o Bolsa Família ser usado por quem o chamava de Bolsa Esmola?
    Lula evitará polemizar, ser tão autêntico como tem sido, reservando esse seu lado aos momentos propícios?
    A resposta a essas questões definirá a vitória em 29/10.
    É possível? Claro que é. Mas é preciso agir, rápido e conscientemente o que é bem complicado em um país das nossas dimensões. Mas tem de mandar bem e logo. Sem perder tempo com bijuterias. A direita não perde tempo não. Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo2.10.06

    Que estragos ainda pode causar?? Quem sabe revelando a origem do dinheiro?? Mas isso &eacute' menos relevante do que a vitoria acachapante da oposicao nos estados em que a populacao é mais informada.

    O governo Lula não passou no seu teste e vai ter muito trabalho, mesmo se reeleito, para conseguir se virar no segundo mandato.

    O recado das urnas nao poderia ter sido mais claro....


    PS- Quem deixou o governo nas maos da direita foi Lula. Ou voce acha que Sarney, Roberto Jefferson, Jader Barbalho Renan Calheiros , Delfim Netto e outros fazem parte da turminha de Fidel??? Lula nunca foi de esquerda, como ele mesmo disse....

    ResponderExcluir
  10. Anônimo2.10.06

    Teremos uma guerra entre os que se julgam formadores de opnião da região sul e sudeste pois têm acesso a informação e preferem Alckmin.. Mas não podemos esquecer que esses tais formadores de opinião principalmente do estado de São Paulo em termos de educação perdem pro Piauí onde as pessoas são desinformadas dizem os paulistas e Lula literalmente MASSACRA Alckmin.
    Sul e Sudeste mostram como não aproveitar as informações que recebem e muitas delas manipuladas.
    Sem esquecer de que os paulistas elegeram Paulo Maluf esquencendo que ele apenas se candidatou a deputado para ser eleito e obter imunidade parlamentar para quando for julgado não poder ser preso.

    Obs: Sou paulista.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo2.10.06

    Ah e pra comentar um pequeno detalhe sobre quem disse que Lula esqueceu da região mais rica, estou em completo desacordo.
    Só em São Paulo abriram dois campus de universidades federais, UFSCAR em Sorocaba e UFABC em Santo André, sem contar os novos cursos nas federais que ja existiam. Greves que eram um problema constante nas universidades federais no governo de FHC agora quase não existem.
    Aumento de investimento muito significativo? COM CERTEZA.
    Sem contar a declaração do prefeito de Campinas onde Lula levou o maior projeto de tratamento de esgoto do interior de São Paulo.. Enquanto Alckmin leva presídios e + presídios para abrigas os novos bandidos que o governo dele gera.
    E isso só em São Paulo onde o governo é do PSDB, o PT Lula mostrou capaz de ignorar as diferenças partidárias.

    ResponderExcluir
  12. Anônimo2.10.06

    Mello,

    Vc raramente comenta a eleicao do Rio de Janeiro. Quem sao este candidatos que vao para o segundo turno?

    ResponderExcluir
  13. Anônimo2.10.06

    Falando em Helena quem saiu perdedor desta eleicao alem do ACM foi a HH o PSOL fez apenas dois Deputados Federais. Diminuiu na camera e sumiu no senado. Vaga ocupada pelo Collor.

    As chances de Lula ganhar no segundo turno sao infenitamente maior que Alckmin. Alckmin para ganhar tem que receber 100% dos votos de HH e Cristovam. Coisa impossivel de acontecer. E sabemos que Lula tem grandes chances tirar votos de Alckim.
    Lula e Alckim de cara a cara em um debate fica pequeno para Alckim.

    Entretanto surpresas podem acontecer. Nos vimos, apos a convocao do Frias e do FHC o que muita gente (Dentro e fora da imprensa) e' capaz de fazer. E e' ai que mora o maior perigo. Qual sera aproxima bomba a explodir?
    Talvez ela nao exploda. Aecio e Serra nao vao gostar se ela explodir.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo2.10.06

    Mello sem esquecer o efeito da polarização no 2º turno para governador nos estados em que o Xuxú ganhou: RS, PR, SC, RJ, GO.
    A minha Bahia está em festa com a estrondosa e definitiva derrota do abominável ACM e o fim da praga do "Carlismo".

    ResponderExcluir
  15. Anônimo3.10.06

    Bom, parece que Alckmin está levando vantagem na enquete. Deve haver dezenas de enquetes assim. Talvez Lula ganhe em algumas. Fora a sua, eu conheço apenas a do UOL, que está dando 73 x 27 para o Alckmin. Eu estou apostando cervejas com todo mundo que ainda crê que Lulla se reelege. Por enquanto não dou nenhuma vantagem. Mas a uma semana promete oferecer 10 pontos percentuais de vantagem para quem quiser apostar no Lulla.

    ResponderExcluir
  16. Anônimo3.10.06

    A Bahia, como bons baianos, demoraram um pouquinho pra perceber... he he

    estão festando hoje como o Brasil festou há quatro anos.... podem ir se preparando para a decepção... quano o petismo mostrar que, como eles mesmo gostam de dizer, "são todos iguais"...

    de qualquer modo "todo dia é festa na Bahia, o trio irradia a alegria, o farol ilumina Salvador eô eô ..."

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Encontrou algum erro? Aponte.
E considere apoiar o blog, um dos poucos sem popups de anúncios, que vive apenas do trabalho do blogueiro e da contribuição dos leitores.
Colabore via PIX pela chave: blogdomello@gmail.com
Obrigado.