sábado, 10 de fevereiro de 2007

A morte e a outra morte do pequeno João (2)

E a exploração da tragédia do menino João continua... Em sua edição de hoje, o jornal O Globo afirma que a morte da criança virou parte da trama de uma de suas novelas:

A notícia sobre a morte de João voltou ontem à noite à TV. Desta vez, foi na novela da Rede Globo "Páginas da vida".
No capítulo, escrito às pressas pelo autor Manoel Carlos, a freira Natércia (Bete Mendes) chega à sala da diretoria do hospital e mostra o jornal com a reportagem sobre o caso a outras duas freiras.
- Minha Virgem Maria, não dá para acreditar numa barbaridade dessas! - diz Natércia.
As três freiras choram em silêncio. "Aí, num mesmo gesto, elas se ajoelham, fazem o sinal da cruz, baixam suas cabeças e rezam", escreve Manoel Carlos.

Está aí escancarada a espetacularização da tragédia para aumentar a audiência. É a mistura de “conteúdo livre” com “faturamento publicitário”, tema da postagem Diretor da Central Globo de Comunicação, Luiz Erlanger queima a imagem da Globo.

É proposital essa busca de uma interseção entre ficção e realidade. O objetivo é buscar a alienação, a apatia, que levam ao consumo como única forma para alcançar a felicidade. Por isso também é fundamental mostrar que o país não tem jeito, nossos políticos são os piores, nosso povo é chinfrim (a esse respeito leia a postagem Mainardi e Bonner: Veja e Globo X Brasil).

2 comentários:

  1. Estou vendo mais uma reportagem, agora no fantástico, com a Fátima Bernardes entrevistando a mãe de joão.

    ResponderExcluir
  2. Não simpatizo com a Globo, mas vcs queriam o que?
    Que ignorasse uma coi tão banal como este?
    Lembro que no episódio da cratera do metro de SP a mídia chapa branca fez maior estardalhaço.
    O Sr. Mello criou uma expressão;: "indgnados úteis" , não sei o que que queria dizer com isto,talvez que todos ficassem resignados inúteis.
    Não vi em nenhum site chapa branca ZD, PHC,Carta, Mino,etc nenhuma referência sobre este odioso crime, talvez por ter acontecido no RJ, que é governado pelo uma coisa concebida do cruzamento de Garotinho, Lula, Picciani, etc.
    Sou um indgnado talve inútil.

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Encontrou algum erro? Aponte.
E considere apoiar o blog, um dos poucos sem popups de anúncios, que vive apenas do trabalho do blogueiro e da contribuição dos leitores.
Colabore via PIX pela chave: blogdomello@gmail.com
Obrigado.