Na Venezuela, ¿Se ‘si’, não, e se ‘no’, sim? ¿Como é que fica?

A “grande imprensa” bate o prato e lambe os beiços com resultados de duas pesquisas na Venezuela. Ambas apontam para uma vitória do “no” no referendo do próximo dia dois de dezembro, o que seria uma derrota de Hugo Chávez.

Mas essas pesquisas merecem três observações:

  1. Primeiro, isso não é novidade. Toda vez que tem eleição na Venezuela as pesquisas apontam derrota de Chávez. Nas urnas ele ganha.
  2. O primeiro instituto apontou uma vitória do “no” por 45 a 31. Foi feita por telefone. Logo, temos que descontar da pesquisa os que não têm telefone em casa. O outro instituto deu uma vitória por uma margem ainda maior para o “no”: 64 a 34. Não foi informado o universo da pesquisa. Deve ter sido feita entre os possuidores de um blackberry. Há ainda uma outra (esta não divulgada, mas constatada diariamente no Brasil) que aponta para uma vitória esmagadora do “no”: 100 a zero. Foram entrevistados apenas os responsáveis por nossa “grande imprensa”.
  3. Uma pergunta que não quer calar: Se o “no” vencer, será ilegítima a derrota de Chávez nas urnas da mesma forma que consideram ilegítima a possibilidade de sua vitória? Ou, de outra forma: - Só não vale a vitória de Chávez?

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail