Bush defende a tortura. Bush defende a tortura. Bush defende a tortura

tortura americana

Tirando O Globo, que deu a notícia na primeira página de sábado – e só no sábado e sem maior destaque nem a indignação que costuma usar contra Lula e Chávez, por exemplo – nossos jornalões, nossa linda imprensa democrática, humanista e defensora das liberdades, simplesmente não destacou a nova infâmia praticada pelo presidente Bush, que veio se somar à seleção de infâmias que tem sido seu governo. Bush simplesmente defende a tortura e já avisou que vai vetar uma lei, aprovada recentemente pela Câmara dos Representantes dos EUA, que a proíbe.

tortura americana

É isso mesmo, você não leu errado. Nem escrevi errado. Nem é interpretação ou opinião minha. A Câmara dos Representantes dos EUA, em votação apertadíssima (222 a 199) aprovou uma medida, na nova Lei da Inteligência, que determina que “a CIA não pode mais submeter prisioneiros a simulação de afogamento, simulação de fuzilamento e humilhação sexual. Os agentes também não podem usar cães em interrogatórios”. Bush declarou que vai vetar a Lei.

tortura americana

“Limitar as técnicas de interrogatório da CIA impediria que os Estados Unidos conduzissem interrogatórios legais de terroristas importantes da al-Qaeda para obter informações necessárias para proteger americanos de ataques” - nota oficial do governo Bush.

tortura americana

Cadê a indignação dos jornalões? Ninguém chama Bush de ditador, de figura folclórica, nem seu governo de atentatório aos direitos humanos.
O Gadelha fez uma excelente postagem sobre o assunto em seu blog, no sábado. Esperei o final de semana todo, já que a grande imprensa é leeeenta, mas nada. Nem Folha, nem Estadão. O Globo, só no sábado...

As imagens que ilustram esta postagem são das tais “técnicas interrogatórias” defendidas por Bush. E não me venham dizer que algumas dessas fotos são de pessoas que foram punidas por isso. Nada a ver. Foram punidas porque fotografaram ou se deixaram fotografar. Esse tipo de tratamento faz parte das “técnicas de interrogatório”, assim como o afogamento, mais conhecido como waterboarding: O prisioneiro é imobilizado, colocado deitado com a cabeça numa posição abaixo da dos pés, seu rosto é coberto com um pano (a CIA usa celofane) e água é jorrada sobre seu rosto. Como o prisioneiro é humano como nós (provavelmente não como Bush), ele tem que respirar, e, quando o faz, aspira água, o que lhe causa a terrível sensação de afogamento – embora, para o governo Bush, isso seja apenas uma ilusão, ele não está sendo torturado, apenas interrogado... pela água... Veja, abaixo, a “técnica de interrogatório” conhecida por waterboarding, defendida por Bush.

waterboarding

E o mundo em silêncio.

Clique aqui para ir ao Player de Vídeos do Blog do Mello

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail