quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Devagar com o andor que o bispo (como todos nós) é de barro

Para início de conversa: sou contra a atitude do bispo. Mas daí à baixaria que está sendo usada contra ele vai uma diferença muito grande.

A direita raivosa e sem votos, seus pitblogueiros e racistas de todos os tons é que tratam assim seus adversários.

Não considero o bispo nem sequer um adversário. Assim como não o são vários dos que têm a mesma opinião que o bispo. Leonardo Boff, frei Betto, Paulo Nogueira Batista Jr. O MST. O CIMI.

Dom Cappio pode até ser um suicida à procura de uma causa, mas não é essa a opinião que têm os que acompanham seu trabalho ao lado dos pobres.

Ele pode estar errado nas suas críticas ao projeto da transposição (como eu acho que está) e na forma de combatê-lo, mas daí a usarmos contra ele a baixaria que habitualmente utilizam contra nós, é demais.

Estamos fazendo o jogo do adversário, e a causa de Dom Cappio passou a ser a causa da direita e, portanto, da “grande imprensa”, o que não tem nada a ver com a história do bispo.

Mais espantosa, a meu ver, é a posição da Igreja Católica Apostólica Romana. Defensora intransigente da vida, a ponto de proibir o uso da camisinha e as pesquisas com células-tronco, a Igreja está quietinha, quando deveria condenar a atitude do bispo com a mesma veemência que usa para criticar a camisinha.

A própria CNBB e outros religiosos – talvez diante dos ataques furiosos ao gesto e à pessoa do bispo – estão ficando ao lado da morte, que é aonde a atitude do bispo poderá levá-lo.

Não seria a hora de alguém mostrar a Dom Cappio que sua morte agora só servirá aos verdadeiros adversários daqueles a quem ele quer ajudar? Os pobres e desvalidos têm muitos e poderosos adversários e não podem se dar ao luxo de perder um companheiro que sempre esteve a seu lado, como Dom Cappio.

Bispo, o mundo continua precisando de pessoas que são capazes de dar a própria vida por aquilo que julgue uma boa causa. Pense que você pode estar errado, e, se morrer, somará a esse erro um outro: o de deixar os que necessitam de suas palavras sem a possibilidade de ouvi-las. Os que precisam de sua ajuda sem a possibilidade de recebê-la.

Como São Francisco que o inspira, celebre a vida. A morte já tem muitos defensores.

Clique aqui para ir ao Player de Vídeos do Blog do Mello

Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail

8 comentários:

  1. Anônimo20.12.07

    Grande Mello, até que enfim uma aborgadem humanista de um assunto tão espinhoso. Feliz natal.
    Virgínia

    ResponderExcluir
  2. Anônimo20.12.07

    Mello, vc leu o ciro gomes hoje no globo? ele responde a leticia sabatela e ao bispo pirado.
    sinto muito mas nao dah pra aceitar a greve do bispo, nao tem desculpa.

    ResponderExcluir
  3. Seu comentário está excelente e lembra um ponto esquecido no debate: o de nova contradição da igreja católica, ao se omitir sobre a vida do religioso, ela sempre tão zelosa contra camisinhas.

    ResponderExcluir
  4. Anônimo20.12.07

    Mello,
    O bispo gosta tanto de pobres, que não quer ver os pobres do nordeste melhorarem de vida e saírem da pobreza.

    ResponderExcluir
  5. Mello

    Achei sua atitude muita digna, ao escrever esse texto.Mas o que d.Cappio está fazendo é chantagem, e isso é inadmissível. Poderia dizer uma atitude infantil, mas ele não é nenhuma criança para fazer birra.Espero que ele se recupere, crie juízo e tenha amor a vida.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo20.12.07

    Querido Mello, não seja ingênuo, desde quando a igreja e seus Bispos têm que se intrometer com assuntos politiqueiros, fazendo greve de fome?
    Seu Bispo, o senhor não tem mais nada para fazer do que peça teatral de comicidade exagerada, ou em português claro: pura farsa? Vai rezar missa que é a sua obrigação para com Deus e o povo, seu chantagista barato. Confesse, quanto você esta ganhando para representar esta comédia ou esta pretendendo pleitear alguma candidatura para deputado?

    ResponderExcluir
  7. Anônimo20.12.07

    Mello, sou do Rio de Janeiro, assim como você também é.

    Mello, sabemos que a Igreja Católica só se interessa pelas classes média e rica.

    Sabe quantas prédios religiosos da Igreja Católica existem nas favelas do Rio? Nenhum. Exceto no caso da Rocinha, que a Igreja chegou antes da favela. Você poderá encontrar, aos borbotões, vários prédios de igrejas protestantes nas favelas ro Rio.

    Essa é a explicação mais forte para a extinção das Alas das Baianas, em quase todas as Escolas de Samba do Rio, porque as senhoras, que compunham essas alas e que pertencem às comuindades das favelas, na sua grande marioria, se converteram ao protestantismo, que proíbe o carnaval.

    Por que o bispo não faz greve de fome para acabar com a pedofilia na igreja?

    Por que o bispo não faz greve de fome por toda criança nordestina que morreu, está morrendo ou que morrerá de fome, sede, doenças, etc?

    ResponderExcluir
  8. Anônimo21.12.07

    Mello, esse assunto já começa errado no nome: transposição não é correto pois o Velho Chico continuará lá e apenas um pequeno percentual das águas que desembocam no mar serão distribuidas para locais desesperados de tão secos. Depois, a decisão da execução desta obra de distribuição de água foi tomada dentro do estado de direito, da legalidade e as ações de protesto deveriam ser na mesma arena. A greve de fome, a meu ver, não se enquadra nesta arena. Seria diferente se se estivesse censurando a opnião do Bispo! Mas, concordo com vc que mesmo em desacordo, ele merece todo respeito e desejo de pare com a tal greve.

    ResponderExcluir

Gostou? Comente. Encontrou algum erro? Aponte.
E considere apoiar o blog, um dos poucos sem popups de anúncios, que vive apenas do trabalho do blogueiro e da contribuição dos leitores.
Colabore via PIX pela chave: blogdomello@gmail.com
Obrigado.