"Greve de Coerência"
"(...)...Talvez haja oportunismo. Ou, quem sabe, uma dose generosa de hipocrisia. Seria bastante interessante se o bispo fizesse sua greve de fome e, por coerência, também defendesse o aborto e a eutanásia. Estaria, aí sim, abrindo um debate de profunda envergadura dentro da Igreja. Mas não. Para o bispo, as coisas são bem mais simplórias: a vida é um dom divino quando se trata de censurar os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres, proibindo-se o aborto, mas deixa de sê-lo no momento em que o bispo quer defender uma boa causa... A vida é coisa de Deus quando se quer impedir o sofrimento lancinante dos pacientes terminais, interditando-se a eutanásia, mas deixa de sê-lo quando o bispo acha que deve deixar de sê-lo...
"Por tudo isso, a greve de fome de dom Cappio parece adequar-se melhor ao picadeiro da palhaçada do que à arena do protesto íntegro....(...)
- André Petry, revista Veja, edição 1926, 12 de outubro de 2005"
Clique aqui para ir ao Player de Vídeos do Blog do Mello
Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail
Mello, as vezes acontece. Nada de mais se um determinado problema é visto e reprovado por outro lado (Veja). Não acho que se deva ter pena do bispo. Não é nenhum ser inocente, principalmente sendo um bispo.
ResponderExcluirParabéns ao André Petry, ser publicado na Veja não torna menos verdadeiro o fato.
ResponderExcluirEsse fanático intolerante e anti-democrata defende a "vida" de um agrupamento de células sem sistema nervoso e pratica o suicídio?
Que saia da vida para entrar no folclore.
Engraçado que o "jornalista" no trecho acima citado, não se importou em se aprofundar nos motivos de Dom Cápio, preferiu ser parcial ao escrever comentários perniciosos. Talvez o autor seja um ótimo exemplo de pessoa, para se dar ao luxo de dizer tais palavras.
ResponderExcluirVejam a entrevista do Ciro Gomes no blog do Zé Dirceu sobre a questão da transposição do são Francisco.
ResponderExcluirEstá fantástico.
Por Ciro Gomes:
ResponderExcluir... "O projeto de transposição propõe abastecer 12 milhões de pessoas, um terço da população da região. Não é a redenção do Nordeste, não vai resolver todo o problema, nem tem resposta para toda a população (...). No trecho alcançado pela obra a proposta é transpor 23 metros cúbicos por segundo e elevar isso até 63 metros cúbicos por segundo se – e somente “se” – ocorrer cheia no lago da hidrelétrica de Sobradinho, o que acontece uma vez a cada 5 anos em média.
... É a maior reforma agrária contínua,
com água, da história do Brasil.
... Quanto a questão se é para o agronegócio ou para o abastecimento humano, a outorga é um ato jurídico vinculado, formal, feito pela Agência Nacional de Águas. A outorga é absolutamente explícita: estão outorgados 23 metros cúbicos do São Francisco para abastecimento humano (...). O presidente Lula determinou – e isso é omitido da opinião pública – e nós decretamos de utilidade pública, para fins de desapropriação para reforma agrária, três quilômetros de cada lado em toda a extensão da obra, composta por dois eixos, o Norte e o Leste que, somados, totalizam 720 quilômetros. Então, é a maior reforma agrária contínua, com água, da história do Brasil. Três quilômetros para um lado e três para o outro nos 720 quilômetros de canais. Decretada essa desapropriação, a área fica indisponível para uso privado de quem quer que seja. Outro benefício é que o projeto pereniza mil quilômetros de rios secos no Nordeste Setentrional. O efeito estratégico disso, em matéria de produção de alimentos, de reforma agrária, de progresso, de retenção de migração é absolutamente inquestionável."
Mello,
ResponderExcluirhoje o bispo afirma que o Brasil pode estar vivendo uma ditadura, pois segundo ele, o Supremo foi "subserviente".
"Quando um governo tem do seu lado, à sua mão direita, o domínio do Legislativo, e à sua mão esquerda, o domínio do Judiciário, isso coloca em xeque o Estado de Direito. Será que estamos vivendo uma ditadura?"
Depois diz que ajudou Lula a chegar onde chegou e que o "presidente infelizmente hoje perdeu totalmente sua própria identidade", pois deixou de lutar pelas causas dos pobres
Claramente esse cara não está regulando bem da cabeça.
Cabe lembrar que esse mesmo Supremo já derrotou o governo várias vezes e povo pobre da Bahia, de Barra, a paróquia do Bispo, votou em peso no presidente.
Alexandre,
ResponderExcluira cada novo dia o bispo se aproxima da imagem negativa que pintaram dele. Pelo andar da carruagem, ainda vai dar razão aos que sempre o taxaram de oportunista, narcisista, pirado.
Dizer que o governo tem o comando do Legislativo (quando acabou de perder a CPMF)e do Judiciário, realmente é demais.
Abração.
E parabéns pelo seu blog, que tem sempre informações valiosas sobre ações do governo. E programação em Flash.
Visitem o Blog do Alê:
http://www.aleporto.com.br/index.php