Terceira parte do documentário produzido pela TV Câmara, "Vera Sílvia Magalhães, a História de uma Guerrilheira", com o depoimento de Vera Silvia Magalhães, que ficou conhecida como a Loura 90, pois usava uma peruca loura nas ações e - afirmavam - trazia uma 45 em cada mão.
Neste trecho, Vera fala dos motivos e da preparação do seqüestro do embaixador americano Charles Burke Elbrick. A participação destacada do atual Secretário de Comunicação do presidente Lula, Franklin Martins, mentor da idéia do seqüestro. O treinamento dos guerrilheiros. As armas insuficientes. As participações de Marighela, "Toledo", "Jonas". E dos diferentes grupos armados.
Vera morreu na semana passada, no dia 4 de dezembro.
O vídeo pode ser visto na íntegra neste link do site da TV Câmara.
Para ler a postagem e assistir à Parte I, clique aqui. Ou clique aqui, para assistir à Parte II, que trata do movimento estudantil da época.
Clique aqui para ir ao Player de Vídeos do Blog do Mello
Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail
Mello,
ResponderExcluirObrigado por disponibilizar esse depoimento - na íntegra (no site da Câmara) é ainda melhor. Emocionante, singular, exemplar, são algumas palavras que o depoimento desperta, mas ele não cabe em nenhuma descrição com palavras. Ter vivido o clima dos discípulos do partidão, aquele momento histórico do sputnik, Fidel e Goulart, é talvez um ingrediente indispensável para uma melhor compreensão do depoimento da Vera, do seu pensamento em prol da coletividade e da comunidade, que é a própria fonte da sua integridade e do seu equilíbrio emocional, em meio à repressão, tortura e a morte.