Não deixe de ver este documentário de curta-metragem do diretor francês Jean-Gabriel Périot, que recebeu vários prêmios internacionais. Participou também do Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, em 2006, e da Mostra Internacional Minas, onde recebeu os prêmios de Melhor Diretor Internacional – Prêmio do Júri Oficial, para Jean-Gabriel Périot, Melhor Montagem Internacional – Prêmio do Júri Oficial e Melhor Som Internacional – Prêmio do Júri Oficial.
Em aproximadamente nove minutos, o filme mostra como estava a França, logo após a retirada dos nazistas, em 1944, quando o país readquiriu sua soberania.
Num trabalho de montagem incrível, Périot consegue narrar desde a ocupação até a retirada das tropas alemãs (com o ditador do bigodinho à côté) em pouco mais de dois minutos.
Em seguida, vem a alegria da libertação. Mas o filme mostra também – e esta é sua parte principal, destacada desde o título – o comportamento covarde e irracional de parte da população, que agride e humilha um grupo de mulheres, acusadas de terem se relacionado com os nazistas durante a ocupação. Como se boa parte da França não houvesse cooperado com os nazistas.
Como diz o título, ainda que fossem criminosas, o tratamento que lhes foi dispensado (repare num covarde que esbofeteia uma das mulheres, pouco depois do quarto minuto) mostra que os nazistas saíram, mas o nazismo ficou.
Descobri o filme por acaso, estava (e está) no Youtube, postado por alguém que não gosta de compartilhar e que por isso proibiu o embed. Foi ótimo. Trabalhei como uma e-mula (se é que me entendem), consegui o vídeo em .mov, passei-o para .divx e a qualidade está infinitamente melhor que a do egoísta (ainda se o muquirana fosse o autor do filme...).
É um monumento à estupidez humana, à mesquinharia, à pequenez, à covardia. Repare nos rostos das mulheres agredidas e humilhadas e nas expressões alegres e dissimuladas dos que deveriam apenas estar comemorando a vida, o fim do bode da ocupação nazista.
Confira, compartilhe-o com amigos e nos diga o que achou.
Leia também:
» Nassif e os bastidores da Veja
» Hugo Chávez: O que nunca lhe informaram sobre ele
» Dois anos de governo Evo Morales. O que você nunca leu
» 11/09: Jornalistas da Fox agridem professor, que reage e parte pra cima
»Como baixar vídeos do Youtube para seu computador
» Programa para assistir aos vídeos do Youtube que você baixou da internet
Aí Mello se a Viradouro retrata essa cena no carnaval, será que iriam implicar? Não é tão repugnante quanto?
ResponderExcluirA história tá aí pra gente aprender e não repetir no futuro. Sábio foi o mestre Paulo Barros que trocou uma cena por uma frase. E seu recado foi passado. Não veio o título, mas ficou a grande lição. E arrepiou!
E parabéns pelo grande blog e pela persistência! Seu ranking no Prêmio IBEST é uma prova de sua competência!
Oi Mello hoje fiz um tour pelo Sivuca e na votação do ibest (arre tu estás do lado do blog dos democratas, precisamos ampliar a campanha pra dar um up e te distanciar deste povo, risos)
ResponderExcluirMuito bacana sua descoberta já vou copidescar pra pôr no blog para discutir com os professores, aliás, o comentário anterior ao meu, também endosso, gostei muito da saída da Viradouro.
Voltarei com certeza mais vezes
Grande abraço
Conceição Oliveira
Brigadão.
ResponderExcluirBoa noite, ops, bom dia, aqui no Acre são, ainda, 01:40.
Mello Mello
ResponderExcluirvocê pautando a globo hein?
quem diria..
que ironia do destino
hehehehheh
o JN de ontem mostrou uma matéria sobre os problemas com o fox, da Wolkswagen. Conseguiram personagem e tudo.
minha dúvida é: será que a globo exibiu a matéria pra dar um tonhonhóin na Wolks, já que a fiat é a principal marca de carros anunciante da emissora?
mais uma pauta pra vc, Mello!
Caro Melo,
ResponderExcluirPostei em meu blog, agora há pouco, matéria de extrema gravidade, escrita por Sebastião Nery, na Tribuna da Imprensa de hoje. Lá, ele diz, baseado num livro de uma jornalista francesa, que FHC é agente da CIA desde 1969. Grave, gravíssimo! É caso de crime contra a segurança nacional! Leia e repasse. Assim como botamos o PIG nas cordas, no caso dos cartões corporativos, vamos levar a blogosfera a ir fundo nessa questão!
Abraço do Igor
Mello, acho que vem bomba por aí. Na coluna do Sebastião Nery, ele conta que em dois livros -- um da jornalista francesa Brigitte Hersant Leoni ("Fernando Henrique Cardoso, o Brasil do possível") e em um outro da pesquisadora inglesa ("Quem pagou a conta? A CIA na guerra fria da cultura"), todos muito bem documentados -- , são mostradas as ligações do FHC com CIA. Vejam abaixo:
ResponderExcluirDinheiro da CIA para FHC
"Numa noite de inverno do ano de 1969, nos escritórios da Fundação Ford, no Rio, Fernando Henrique teve uma conversa com Peter Bell, o representante da Fundação Ford no Brasil. Peter Bell se entusiasma e lhe oferece uma ajuda financeira de 145 mil dólares. Nasce o Cebrap".
Esta história, assim aparentemente inocente, era a ponta de um iceberg. Está contada na página 154 do livro "Fernando Henrique Cardoso, o Brasil do possível", da jornalista francesa Brigitte Hersant Leoni (Editora Nova Fronteira, Rio, 1997, tradução de Dora Rocha). O "inverno do ano de 1969" era fevereiro de 69.
Fundação Ford
Há menos de 60 dias, em 13 de dezembro, a ditadura havia lançado o AI-5 e jogado o País no máximo do terror do golpe de 64, desde o início financiado, comandado e sustentado pelos Estados Unidos. Centenas de novas cassações e suspensões de direitos políticos estavam sendo assinadas. As prisões, lotadas. Até Juscelino e Lacerda tinham sido presos.
E Fernando Henrique recebia da poderosa e notória Fundação Ford uma primeira parcela de 145 mil dólares para fundar o Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento). O total do financiamento nunca foi revelado. Na Universidade de São Paulo, sabia-se e se dizia que o compromisso final dos americanos era de 800 mil a um milhão de dólares.
http://www.tribuna.inf.br/coluna.asp?coluna=nery
Abraços em todos.
Stanley Burburinho.
Convido a todos a assistirem ao novo vídeo do blog Desabafo País: "MÍDIA ESGOTO - SERRACARD e FHC CARD". Imperdível:
ResponderExcluirhttp://br.youtube.com/watch?v=BNP7Bzya0Nw
ou http://desabafopais.blogspot.com/
Um abraço, Daniel Pearl - editor. (Prêmio iBEST – blog/político)
Permissão para divulgação em seus blogs e sites.
Olá Antôni
ResponderExcluirDescobri seu blog, através do envio da matéria sobre Hugo Chávez, mas ainda não li. Vou favoritar para voltar com calma.
Mas essa é de arrepiar, hein? Às vezes penso que a Europa foi sempre meio doente, e que essa doença apenas se espalhou devido às colonizações. É quando me lembro da Roma de antes de Europa. Bom, enfim, dá papo.
Abraço.
Ja conheco todas as mulhere do video. Eram ministras no Brasil.
ResponderExcluirOlá,Mello.Esse v´deo foi postado lá no blog do Nassif e ele tá pedindo informações lá.Se puderes ajudar...Outra coisa é a irritação da Folha em relação á blogosfera.Já vi menções bem hostis,levemente hidrófobas da Cantanhede ,do fernando barros silva e do josias,entre outros.bom sinal,he,he.
ResponderExcluirMello, repliquei a dica lá no Diário Gauche.
ResponderExcluirAbç.