Calma, não é o samba do blogueiro doido. Doido está o mundo, perceba. Na Conferência de Roma, há dois dias, o Diretor Geral da FAO, Jacques Diouf, disse que o mundo precisa de US 30 bilhões anuais para garantir alimentos a todos os seres humanos.
Em seu discurso, Diouf afirmou que no ano de 2006 o mundo gastou US 1,2 trilhão em armamentos, desperdiçou US 100 bilhões em comida e outros US 20 bilhões foram devorados por obesos.
“Frente a esse pano de fundo, como explicamos a pessoas com sentido comum e boa fé que não é possível encontrar US 30 bilhões ao ano que permitam a 862 milhões de pessoas famintas usufruir o mais elementar dos direitos humanos: o direito à alimentação, e portanto o direito à vida?”, perguntou-se Diouf.
Apenas para efeito de comparação, o Blog do Mello faz a seguinte pergunta:
. Quanto os Estados Unidos gastam por dia na guerra do Iraque?
a) US 100 milhões
b) US 270 milhões
c) US 525 milhões
d) US 720 milhões
Enquanto você pensa e eu não divulgo a resposta certa, mais um dado para comparação: a sonegação da Daslu foi de R$ 1 bilhão (o que daria para alimentar mais de 17 milhões de pessoas, usando os números da FAO).
A resposta correta à pergunta é a alternativa D. Ou seja, a cada 42 dias os Estados Unidos detonam os US 30 bilhões que seriam necessários para garantir alimento aos famintos do mundo.
Como a invasão ao Iraque aconteceu em 20 de março de 2003, são cinco anos (1827 dias – foram bissextos os anos 2004 e 2008), mais os 77 dias de 20 de março até hoje, o que dá um total de 1904 dias, o suficiente para matar a fome do mundo por aproximadamente 48 anos.
Agora, o que os Estados Unidos fizeram com o dinheiro:
. Qual a população do Iraque?
a) 52 milhões de habitantes
b) 12 milhões de habitantes
c) 27 milhões de habitantes
d) 100 milhões de habitantes. Quantos iraquianos foram expulsos de suas terras?
a) 1 milhão
b) 100 mil
c) 5 milhões
d) 3 milhões. Quantos iraquianos foram mortos?
a) 750 mil
b) 1 milhão
c) 500 mil
d) 17 mil. Quantos iraquianos estão refugiados no exterior?
a) 3 milhões
b) 500 mil
c) 720 mil
d) 2,4 milhões
As respostas corretas são: C, C, B, D (Fonte: Rebelión)
Em sua opinião, isso é:
a) Uma estupidez
b) um crime
c) o capitalismo
d) todas as alternativas
e) outra coisa: diga qual.
Clique aqui para ler as notícias de hoje do Blog do Mello
Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail


ATENÇÃO, COMENTARISTA:
ResponderExcluirToda opinião que não seja ofensiva é bem-vinda.
Se não quiser revelar sua identidade, utilize a opção "Nome/URL". Digite um nome qualquer. Não é necessário preencher o campo URL.
NÃO UTILIZE A OPÇÃO "ANÔNIMO". Comentários como "Anônimo" não serão mais considerados.
SE TIVER UM BLOG, OU QUISER INDICAR UM, faça-o após o comentário.
Um abraço,
Antônio Mello
Isso sem contar com o cartel do agronegócio, que manipula os preços dos alimentos, atropela os pequenos agricultores e contribue para a escassez dos alimentos. isto eles não discutem, os lobistas são poderosos.
ResponderExcluirAbs!
Esse encontro em Roma teve ares de um convescote... Cada líder foi e disse frases daquelas que dão ótimas manchetes e depois se reuniram pra um jantar finérrimo (que foi descrito com detalhes em O Globo) dizendo que agora, depois de tanto falar, agiriam contra a fome. E agiram, enchendo o próprio bucho.
ResponderExcluirCaro Mello: Minha resposta são as alternativas (d) e (e). Estes são números que denunciam uma espécie animal, a humana, que se autodenomina racional, e desnuda toda uma realidade que nega qualquer presença de racionalidade.
ResponderExcluirOs trilhões de dólares gastos para promover a morte e a destruição poderiam garantir, se não o paraíso terrestre, ao menos uma vida digna e mais harmoniosa para a humanidade e para as outras espécies (irracionais`?´ e inanimadas), ao mesmo tempo em que garantiriam ainda uma sobre vida ao planeta. Os instrumentos de gerenciamento da ordem e dos valores morais para uma vida em sociedade como a ONU, as grandes religiões, partidos políticos etc. negam-se a tratar o tema com a devida seriedade. As indústrias bélicas e as religiões têm seus interesses distintos em manter este estado de coisas. O sofrimento da humanidade leva a uma busca de esperança nos diversos “deuses” e em seus representantes na terra. Às indústrias de armamentos interessa a manutenção permanente de conflitos para desovar sua produção de brinquedos mortíferos (vale a pena ver o filme “A Montanha Sagrada” de Alejandro Jodorowsky). A UNU, como é de conhecimento geral, é simples marionete do país que abriga sua sede e não tem poder de reverter qualquer decisão do “sócio majoritário”. A quebra da hegemonia vigente pode mudar este caótico quadro de insanidade e barbárie. A América Latina, soberana, pode e deve dar sua contribuição histórica para esta mudança de paradigmas. Quem viver verá.
Mello:
ResponderExcluirAcho que a alternativa "estupidez",se seguida da palavra "humana" seria a melhor opção pois incluiria todas as outras, até a "d".
Gostaria também que alguém calculasse quanto de poluição esta guerra estúpida já gerou.
C. H. B. Lorena
http://br.youtube.com/watch?v=R4oKrj1R91g
ResponderExcluirO link aí em cima é interessante e retrata a situação da nossa mídia. Merece ser visto. Não tenho referências sobre a fonte, mas os fatos são graves,
abç,
jeferson
D e E (inteligência Bush: gastar o que gasta na indústria bélica pra acertar tendas no deserto nos mais felizes dos casos, porque nos mais infelizes a invasão e butim matou pessoas, saqueou e destruiu patrimônio mundial de mais de 7 mil anos...
ResponderExcluirE o Bush só não inaviu a Venezuela, ou Cuba, porque não tem tropas suficientes (a maioria no Iraque é de mercenários). O maior criminoso de guerra da História gostaria muito de ampliar sua guerra ao mundo. Por isso tenta usar a Colômbia para atacar os vizinhos, de modo que os EUA possam agir apenas complementarmente, a pretexto de defender um governo títere, digo, "amigo".
ResponderExcluirJá vão muito, muito tarde, o Bush e sua quadrilha.
Nossa Mello, dá mesmo muiiiiiiiita raiva lendo/vendo isto tudo acontecer.
ResponderExcluir