Em nota, que pode ser lida aqui, a Monsanto se defende das acusações que lhe são feitas no documentário O Mundo segundo a Monsanto. A respeito do “agente laranja”, a nota diz o seguinte:
Agente Laranja – A antiga Monsanto Company era um dos sete fabricantes que a lei exigia que produzisse o Agent Orange, sob solicitação específica do Governo norte-americano, para uso militar. O governo decidiu que os benefícios para as tropas (privando o inimigo de cobertura vegetal) superavam em muito quaisquer riscos do spray de Agente Laranja.
Tiram da reta e põem toda a culpa no governo americano. Eles afirmam que os EUA exigiam a produção do “agente laranja”, sem se importarem com os efeitos no Vietnam e seus habitantes.
Vejam agora no documentário a seguir o crime que praticaram.
Guerra do Vietnam - Chuva Tóxica, o Agente Laranja
Documentário de 44 minutos sobre os efeitos devastadores dos 80 milhões de barris com produtos tóxicos que os americanos lançaram sobre o Vietnam durante a guerra. Entre os produtos tóxicos, o Agente Laranja. Foram mais de 70 milhões de litros.
O Agente Laranja tem entre seus componentes uma das variantes da dioxina mais poderosa. Para dar uma idéia de sua toxicidade, um cristal dessa dioxina misturado à água de uma cidade como Berlim, por exemplo, poderia eliminar todos os seus habitantes.
Os efeitos sobre a população e seus descendentes foram devastadores. Soldados americanos também foram afetados. Estes, pelo menos, receberam uma indenização total de US$ 180 milhões. Para os vietnamitas – entre os quais mais de 150 mil crianças afetadas -, nada.
Ao encontro dos objetivos do blog
Não é um documentário agradável de se ver. Mas é necessário. Para que se tenha presente o que é a estupidez de uma guerra e aonde ela nos pode levar.E também a cara de pau de uma empresa, que lava as mãos sobre um produto devastador criado por ela. Quem garante que não agirá assim futuramente, a respeito das sementes transgênicas?
Sempre faço questão de postar trabalhos desse tipo por aqui, remando contra a maré e mostrando um outro lado dos EUA que não o de Nova Iorque, da Disneylândia, das filas no consulado para conseguir um visto.
Veja também:
Clique aqui para ler as notícias de hoje do Blog do Mello
Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail
Já escutei esta "historinha' antes do fabricante do Zyklon B.
ResponderExcluirÉ no mínimo caso de cadeia. Os caras fazem as cagadas de sempre, matando gente na ponta final, e tiram o cú da reta. Na Zooropa há países q proíbem MUITOS "produtos" da Monsanto, bem como de outras empresas da morte. Claro q sao culpados, claro q tem q pagar pelas mortes diretas e indiretas q causam. E as guerras q fomentam ... ?
ResponderExcluirInté,
Murilo
Isso me lembra o caso da Bayer, fabricante do famigerado gás Zyklon B usado nos campos de extermínio nazistas. Pois saibam que até hoje a Bayer paga indenizações para os sobreviventes do Holocausto. Seria o caso aqui também de se exigir da Monsanto o pagamento de indenizações para os sobreviventes vietnamitas. Pôr a culpa no governo dos EUA é de uma desfaçatez sem limite!
ResponderExcluir