Em sua coluna de hoje, sob título “Dois Fantasmas” (há quem enxergue três...), a especialista em notícias alarmantes, cenários catastróficos e crises arrepiantes, Míriam Leitão, trata da gripe suína.
Como a coluna da Leitão é publicada em O Globo (um dos mais proeminentes membros do PIG) a “gripe suína” é quase um assunto de família.
Leitão mantém o tom de sempre, alarmista, desde o início:
O mundo não se recuperou da crise econômica e, agora, o fantasma de uma pandemia aflige os países. A gripe suína não poderia chegar em pior momento. Ela agrava a incerteza, diminui o comércio mundial, que este ano já está encolhendo, afeta preços das commodities e espalha o vírus do medo, o pior companheiro da economia. O México enfrenta várias calamidades.
Com medo, o consumidor, de qualquer país, paralisa decisões econômicas, posterga viagens e compras, adota posições defensivas que, em geral, têm efeito paralisante na economia.
Aaaaaaaaaatchim! Apavorado, já comecei a espirrar.
Com medo de me contaminar com o texto, começo a saltar parágrafos, até que finalmente caio num trecho mais ameno, mais familiar. O presidente da Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína protestou contra o nome da gripe, que estigmatiza o suíno, o que contou com a aprovação de Leitão:
Pedro de Camargo Neto, presidente da Abipecs, acredita que o preço da carne suína não deve ser impactado e se irrita até com o nome da doença.
- Esse é um erro grosseiro para ser reparado. Este é um problema muito sério de saúde pública, mas a propagação é de homem a homem.
É um equívoco esta denominação e as coisas vão se esclarecer. É um problema de saúde pública, não dos rebanhos. A preocupação é não infectar pessoas.
Resolvi parar de ler por aqui, antes que a gripe suína me pegasse. Mas se você quiser conferir o texto na íntegra, clique aqui.
Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail
Essa HOSPEDEIRA fala muita besteira, a ANVISA quer falar com ela..
ResponderExcluirMarcelo
A PIG Míriam Leitoa esta em evidencia na mídia e se o assunto é sobre a gripe suína, é da sua área.
ResponderExcluirestou acompanhando essa "epidemia" pelos orgãos de comunicação do P.I.G.(TEMOS OUTROS?)e confesso que estou impressionado com a busca desesperada do primeiro contaminado para colocarem a culpa no governo do presidente Lula que não tomou as medidas corretas para impedir que essa gripe tomasse conta do nosso país
ResponderExcluirO tal gripe veio em boa hora para a Leitão... alias uma piada pronta!!!
ResponderExcluirMello,
ResponderExcluir"medo da suina paralisa a economia"
Acho que ela está levando pro lado pessoal... :))
Por favor gente, Isto é um assunto de família. Melhor nao comentar.
ResponderExcluirO Brasil, nessa sua mania de grandeza, poderá ter dois tipos de gripe: a suina e a gripe Miriam Leitão. A primeira deverá ter cura, mas a segunda é carma.
ResponderExcluirMello, peço licença pra colar aqui um tópico do VioMundo (L.C.Azenha)
ResponderExcluirEM DEFESA DOS PORCOS
Atualizado e Publicado em 27 de abril de 2009 às 15:30
Organização pede que gripe suína passe a ser chamada de gripe da América do Norte
Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil
Brasília - A Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) divulgou nota hoje (27) pedindo que a gripe suína passe a ser chamada de gripe da América do Norte, uma vez que o vírus causador da doença, até o momento, não foi isolado em animais.
“Não se justifica o nome dessa doença como gripe suína”, diz o comunicado. A OIE lembrou que outras epidemias de gripe humana com origem animal foram denominadas de acordo com a origem geográfica, como a gripe espanhola e a gripe asiática. “Seria lógico que essa doença se denominasse gripe da América do Norte.”
A organização pede “urgência” na realização de pesquisas científicas que comprovem se os animais estão suscetíveis ao vírus e também na implementação de medidas de segurança, como a vacinação dos animais.
“A gripe que surgiu no México realça a necessidade de se ter, em todo o mundo, uma rede veterinária que permita a detecção precoce de agentes patogênicos emergentes com potencial impacto na saúde pública”.
Mello,
ResponderExcluirUma colega de trabalho tem uma irmã no México, que diz que todos são obrigados a usar máscaras, as aulas estão suspensas, etc.
O que o PIG não comenta é que a imprensa mexicana vem divulgando que o número de mortes se estacionou e os doentes vem sendo tratados. Ou seja: a doença pegou os médicos desprevenidos, mas agora já encontraram o tratamento.
Abraço
Bruno de Souza
Venda a rodo de remédio para gripe sem eficácia comprovada enche o bolso de Donald Rumsfeld
ResponderExcluirJornal Hora do Povo 29/04/2009
A estudiosa norte-americana, Lori Price, destaca, em material divulgado no site Citizens for Legitimate Government, que a apreensão internacional provocada pelo vírus da chamada gripe suína poderia dar grandes ganhos ao ex-chefe do Pentágono dos EUA no governo Bush, Donald Rumsfeld. Há vinte anos que ele é diretor do laboratório Gilead Sciences Incorporations. É a empresa que tem sede na Califórnia e que desenvolveu o suposto remédio para o vírus da gripe (influenza), o “Tamiflu”.
O medicamento, sem eficácia comprovada, está sendo recomendado como única solução para um tipo de vírus que já causou a morte de até 150 pessoas no México nos últimos dias e apareceu em países como os Estados Unidos, Canadá, Espanha, e já teve casos detectados na França, Nova Zelândia e Israel.
Depois de produzir o Tamiflu, repassou a licença para a multinacional de fármacos Roche Holding AG, embora regalias de até 22% das vendas anuais continuam sendo exclusivas da “Gilead Science”.
Rumsfeld, como sócio acionista ganhou um milhão de dólares só no ano de 2005, graças ao pânico da gripe aviária, e ao boom do Tamiflu, que também na época foi apontado como o único eficaz contra aquele tipo de doença. Os dados sobre a montanha de dinheiro embolsada por Rumsfeld saíram na revista alemã Der Spiegel, e estão no endereço http://www.spiegel.de/wirtschaft/0,1518,382714,00.html
No domingo passado, a Roche disse que tinha reservas de 3 milhões de pacotes de Tamiflu prontos para ser usados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a metade dos quais se encontram nos Estados Unidos e a outra metade na Suíça.
Sintomaticamente, o CDC (Centro de Controle de Doenças), nos EUA, recomenda que a doença seja tratada com os mesmos medicamentos já usados na eclosão da gripe aviária: o oseltamivir (Tamiflu) e o zanamivir (Relenza), da multinacional Glaxo.
A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) afirmou, na segunda-feira, dia 27, que a doença não deveria ser chamada de gripe suína. “O vírus não foi isolado em animais até agora. Portanto, não se justifica chamar a doença de ‘influenza’ (gripe) suína”, disse a organização que tem sede em Paris.
A OIE lembrou que outras espécies de gripe humana com origem presumivelmente animal foram denominadas de acordo com a origem geográfica, como a gripe espanhola e a gripe asiática. Seria lógico que essa doença se denominasse gripe da América do Norte.
A organização pede urgência na realização de pesquisas científicas que comprovem se os animais estão suscetíveis ao vírus e também na implementação de medidas de segurança, como a vacinação dos animais.
MEU CARO MELLO, TEMOS QUE FICAR DE OLHO TB É NA CASTANHEDE, ELA TROUXE A FEBRE AMARELA PARA O BRASIL E AGORA É POSSIVEL QUE FARÁ TUDO PARA TRAZER A SUINA. APZAR QUE AQUI JÁ EXISTE ALGO PARECIDO QUE É A FEBRE LEITOA!
ResponderExcluirEU FARIA O SACRIFÍCIO E COMERIA A LEITÃO SEM MEDO DA GRIPE.
ResponderExcluirCivan
Hoje vi um pouco do fantástico Fantástico. Quando abordaram a questão da gripe, não utilizaram a expressão GRIPE SUÍNA, mas NOVA GRIPE. Agora leio este post. Mera coincidência?
ResponderExcluirJosé Serra: gripe suína é transmitida só quando os "porquinhos espirram"
ResponderExcluirhttp://www.youtube.com/watch?v=e5rPIG2lpYQ&feature=player_embedded
Eleitores do tucano José Serra enviaram emails a esse blog duvidando que o governador tucano tenha dito a pérola "A gripe suína é transmitida dos porquinhos para as pessoas só quando eles espirram ou quando se chega perto do nariz do porco"
Para que não paire dúvidas, assista o vídeo da Uol. Acredite se quiser, poid quem disse foi nada mais nada menos do que o ex-ministro da saúde do Fernando Henrique Cardoso.
Conta a Folha de S.Paulo o seguinte: Em Ribeirão Preto, o governador de São Paulo, José Serra, disse ter sido informado sobre a doença [gripe suína]: “Ela é transmitida dos porquinhos para as pessoas só quando eles espirram", afirmou. "Portanto, a providência elementar é não ficar perto de porquinho algum.” .
Está aqui o link da Folha http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mundo/ft2804200903.htm
Mas se você ainda não acreditar e for igual ao profeta Tomé, vá no no G1 http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1099905-5605,00-SERRA+DIZ+QUE+CASOS+SUSPEITOS+EM+SP+NAO+SAO+DE+GRIPE+SUINA.htmlda da Globo. Lá também tem.
(do blog AmigosdoPresidente)