Eu já havia denunciado isso aqui, em 23 de abril. Releia e reveja:
Jornal Nacional faz reporcagens baseadas em relatório ilegal
Réu confesso, o JN em sua edição de ontem confirmou que todas as reportagens que vem fazendo a respeito de um suposto “escândalo dos royalties na Agência Nacional do Petróleo (ANP)” são reporcagens pois estão baseadas num relatório ilegal (veja imagem acima):
Repórter Délis Ortiz: “A reportagem foi ao ar no dia 9 de abril. Com base em informações de fontes que garantem que o relatório foi elaborado por agentes da Polícia Federal que trabalham na assessoria de inteligência da ANP. Hoje, as mesmas fontes voltaram a confirmar as informações e reafirmaram que o relatório foi feito de forma ilegal”.
Repare que o verbo usado é reafirmar, o que, evidentemente, significa que a ilegalidade do relatório já havia sido assumida anteriormente. Pelo menos para eles. Mas, se o relatório é ilegal e apócrifo, por que colocar a reporcagem no ar? Apenas testando hipóteses para ver se conseguem atingir o ministro da Comunicação do governo Lula, Franklin Martins, que é irmão do suposto (como se usa a palavra suposto hoje em dia nessas reporcagens) acusado?
Tão grave quanto isso é a edição maliciosa da reporcagem, que confunde a cabeça do telespectador. O texto diz “relatório foi elaborado por agentes da Polícia Federal que trabalham na assessoria de inteligência da ANP”, mas as imagens que o ilustram são da sede e do símbolo oficiais da Polícia Federal. Ao final do trecho reproduzido, o que ilustra a palavra “ilegal” é a placa do prédio da ANP . (Confira no vídeo acima).
Tudo isso para quê, se a reporcagem é um saco vazio que não para em pé, como demonstrou Victor Martins, que é o suposto acusado no relatório ilegal:
“Vi também, na imprensa, para ser mais exato no Jornal Nacional, que algumas das informações teriam vazado do setor de inteligência da própria ANP. O setor de inteligência é ligado ao diretor-geral, Haroldo Lima, que prontamente esclareceu que não houve nenhuma determinação nesse sentido. O responsável pelo setor também me disse que não fez nenhum trabalho nisso e me apresentou um documento de autoria do superintendente da Policia Federal do Rio de Janeiro em que ele negava que tivesse dado aquela declaração atribuindo a inteligência e dizia que estava em curso pra apurar autenticidade e veracidade daquela documentação.” [veja reporcagem completa do JN aqui]
Ou seja, a Polícia Federal passou a operar para ver há veracidade no que estava contido num relatório apócrifo realizado de forma ilegal...
Cuidado, Globo, porque a PF pode acabar chegando aí. Duvidam? Daniel Dantas também duvidava.
Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail
Aliás, é um mal q assola a imprensa brasileira em geral... testar hipóteses.
ResponderExcluirCoisa q Arnaldo Jabor, por exemplo, adora fazer. "Testar" os fatos q é bom nada... ficam sempre no campo do possível, jogando merda no ventilador.
Abraços!
Ah... sei q pode ser abuso da minha parte, mas gostaria de deixar meu blog aqui...rs
ResponderExcluirhttp://olharglobal.blogspot.com
Exatamente isso, Leandro Felipe...e ainda bem que tem o blog do Mello...que sempre que dá dou uma espiadinha...Parabéns Mello. Anita
ResponderExcluir...É isso aí L. Felipe...ainda bem que há o blog do Mello...sempre que dá dou uma espiadinha...Parabéns Mello.
ResponderExcluirUm momentinho aí!!!ilegal ou falso mesmo?
ResponderExcluirLee,
ResponderExcluirFalso e ilegal.
Se essa mídia não se responsabiliza pelos boatos cagados pelos cotovelos que divulguem as fontes e essas sejam responsabilizadas! Não sou a favor de censura (isso nunca). Sou a favor da responsabilização na divulgação de notícias! Acredito que todos os jornalistas sérios o sejam.
ResponderExcluirQUATRO MESES DESATIVADOS?
ResponderExcluirQuem agüenta?
Sobre as possiveis mudanças que a globo quer fazer no brasileirão utilizando o sofisma de que a copa do mundo, Libertadores, Sul Americana, são também eliminatórias: Eu digo que Copa do Mundo, Libertadores não sâo campeonatos, são torneios.
Quanto ao brasileirão, como ficarão os clubes que vão caindo? Pagarão a fôlha com qual recurso? Mata mata dá mais lucro? Só se fôr para a globo!
O Vasco da "goma" botou 80 mil pagantes contra o Ipatinga sem ser final!
Os clubes terão sérios prejuizos. Alguns esfacelarão os planteis e entrarão novamente sem nenhuma base no ano seguinte, enquanto os oito finalistas, somente eles, poderão manter uma base.
Alem do mês de DEZEMBRO (férias), e JANEIRO (pré-temporada), ainda teríamos OUTUBRO e NOVEMBRO sem jogos para os que ficarão fora do grupo dos oito finalistas.
Será cruel para os que NÃO ficarem entre os oito, e para o torcedor que ficará QUATRO MESES sem ver jogos de seu time que provavelmente estará DESATIVADO E VENDENDO AS PROMESSAS PARA PAGAR RECISÕES.
A Globo faz você de Bôbo!
Eis o jornalismo democrata
ResponderExcluirA tosca armação contra Victor Martins evidencia a importância estratégica de seu irmão. A imprensa oposicionista não engoliu a transferência de Franklin da Rede Globo para o Palácio do Planalto, onde empreende um salto de qualidade na comunicação do governo federal.
A mídia corporativa jamais se recuperará do vergonhoso papelão que desempenha durante os anos Lula. Fico imaginando como a posteridade verá essa sucessão de falsos escândalos, inventados com triste desfaçatez pelos maiores veículos nacionais: os dólares de Cuba, a planilha de gastos do casal FHC, os grampos de Gilmar Mendes, as acusações de Lina Vieira, a ficha de Dilma no DOPS, o dossiê contra Victor e assim por diante.
É espírito democrático para teoria conspiratória alguma botar defeito.