FHC INSPIROU PF A CONVOCAR LULA A DEPOR SOBRE CORRUPÇÃO NA PETROBRAS


Trecho do relatório da PF


Há pouco mais de um mês, o ex-presidente FHC deu uma entrevista à revista alemã Capital. Nela, FHC diz que a corrupção começou em 2004 com Lula, "no escândalo do mensalão".

Questionado se Lula estaria envolvido, FHC responde: "Não sei em que medida. Politicamente responsável ele é com certeza. Os escândalos começaram no governo dele".
O ex-presidente, uma das principais lideranças do PSDB, afirma que era impossível que Lula não soubesse do mensalão. "Para colocá-lo atrás das grades, é necessário haver algo muito concreto. Talvez ele tenha que depor como testemunha. Isso já seria suficientemente desmoralizante", comenta. [Confira aqui]

Não pode ser simples coincidência que um delegado da PF tenha saído agora com um pedido estapafúrdio de autorização ao STF para interrogar Lula.

Sem base alguma para o pedido (a não ser talvez a mesma "intuição" interessada de FHC), o delegado "em seu relatório cita Lula como suspeito de ter se beneficiado do esquema de corrupção da Petrobras para obter vantagens pessoais, para o governo e para o PT. Porém, o delegado pondera que, no entanto, não há provas que mostrem que Lula participou diretamente do esquema de corrupção" [Fonte: Exame].

É fácil imaginar o festival que vai alvoroçar a mídia golpista, caso o STF dê a autorização para o interrogatório.

Não é necessário que aconteça nada, nenhuma declaração ou revelação bombástica. As manchetes e reportagens de jornais, rádios e TVs vão fazer o possível e o impossível para deixar no ar que tudo começou com Lula (como disse FHC).

Apenas isso "já seria suficientemente desmoralizante" (como quer, e declarou, FHC).

Simples coincidência? 


Madame Flaubert, de Antonio Mello