nRansom. Vírus bloqueia computador e exige que envie nudes para liberá-lo. O que fazer para não acabar nu ou nua?


Se esta imagem reproduzida aqui aparecer quando você ligar seu computador é porque você deu azar e foi infectado pelo vírus nRansom. Ele bloqueia seu computador e exige que você envie dez nudes para liberá-lo.

Segundo a empresa de segurança eletrônica Malware Hunter Team, o nRansom já infectou computadores ao redor do mundo. Uma vez que penetra um computador, o programa mostra a seguinte mensagem, que tem como pano de fundo imagens adulteradas do desenho Thomas e Seus Amigos:

"Seu computador foi bloqueado e só pode ser desbloqueado com um código especial".

O programa oferece um endereço de email para contato e informa que o "preço" para o envio do código é um lote de 10 "nudes" do usuário. E os hackers informam que, depois de verificarem se as imagens realmente são do usuário, estas serão "vendidas na deep web".

Os especialistas aconselham as pessoas a não pagarem o resgate, porque não há garantia alguma de que venham a liberar seu computador e, pior, podem chantageá-lo com as imagens.

As orientações são as de sempre: não clique em links desconhecidos. Tenha um antivírus de boa qualidade e atualizado. Caso o computador já tenha sido infectado, tecle simultaneamente as teclas Ctrl+Alt+Shift+F4, que fará uma análise do sistema e procure pelo vírus "nransom.exe".

Fonte: BBC


Ajude o Mello a tocar o blog. Faça uma assinatura. É seguro, rápido e fácil
Apenas R$ 10. Todos os cartões são aceitos. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento