Morte de Neruda. Na próxima semana sai laudo definitivo que vai dizer se o poeta foi ou não assassinado por Pinochet


Finalmente o mundo vai ficar sabendo se o poeta chileno Pablo Neruda foi ou não assassinado pela ditadura Pinochet em setembro de 1973.


A morte do escritor chileno e Prêmio Nobel de Literatura Pablo Neruda vai deixar de ser um mistério na semana que vem, quando um grupo internacional de especialistas dará suas conclusões sobre a morte do autor, depois de realizar uma investigação exaustiva.
 
O evento vai se realizar no centro da capital chilena, de 16 a 20 de outubro, e espera-se a presença do magistrado do Tribunal de Apelação de Santiago, Mario Carroza.

Carroza é o encarregado do processo de Neruda em uma causa levantada pelo Partido Comunista e parentes do poeta, devido às suspeitas de envenenamento como verdadeira causa de morte.

Nos últimos anos, tem crescido a convicção de que Neruda não morreu de câncer de próstata, como se pensava, mas teria sido assassinado pela ditadura de Augusto Pinochet.

Foi o motorista e assistente pessoal de Neruda, Manuel Araya, que afirmou em testemunho que a morte do escritor tinha sido devido a causas naturais.

Araya explicou que, embora o autor estivesse doente, isso nãp aparentava gravidade, nos dias que antecederam a morte em 23 de setembro de 1973.

Enquanto isso, o sobrinho de Neruda, Rodolfo Reyes Muños, disse que os especialistas investigaram minuciosamente as amostras coletadas dos restos do poeta e há uma suspeita de que ele foi morto com
Staphylococcus aureus [a bactéria mais perigosa de todas entre as bactérias estafilocócicas mais comuns].

"Além da suspeita de que meu tio foi morto com a bactéria, parece haver elementos de outras bactérias que o fizeram morrer com a ajuda de terceiros (agentes de Pinochet)", disse Reyes.
[Fonte: TeleSur]

Semana que vem o mistério deve ser finalmente esclarecido. 

Ajude o Mello a tocar o blog. Faça uma assinatura. É seguro, rápido e fácil
Sua assinatura faz a diferença e ajuda a manter o blog

Apenas R$ 10. Todos os cartões são aceitos. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento