Destino? ALERJ funciona em prédio que foi Cadeia Velha e seus três últimos presidentes podem se encontrar agora na Cadeia Nova


A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ) funciona em um prédio que serviu de cadeia nos tempos do Brasil Colônia e que por isso era conhecido como Cadeia Velha.

Em 1922 o prédio foi demolido e ali é construído o prédio que existe até hoje para funcionar,  inicialmente como Câmara Federal, e depois, com a mudança da capital para Brasília, como sede da Câmara Estadual.

Mas, para quem acredita nas tramas do destino, a antiga Cadeia Velha parece ter inspirado os três últimos presidentes da ALERJ, que podem se encontrar agora numa "Cadeia Nova", o Presídio de Benfica, que foi todo reformado para receber no início deste ano um desses presidentes, o ex-governador Sergio Cabral, já condenado a mais de 40 anos em dois processos e respondendo a outros 13, com penas que podem chegar a mais de 200 anos por corrupção, formação de quadrilha e lavagem de dinheiro, entre outros.



Cabral foi presidente da ALERJ por dois períodos consecutivos, 1995-98 e 1999-2002. Depois dele assumiu Jorge Picciani, que também comandou a ALERJ por dois períodos, de 2003 a 2010. Em seguida, veio o deputado Paulo Melo, 2011-14, e novamente Jorge Picciani, de 2015 até o momento.

Hoje, a Polícia Federal deflagrou a Operação "Cadeia Velha", como uma homenagem e um comentário irônico, pois os últimos dois presidentes da ALERJ ainda soltos, Picciani e Melo, são acusados de terem recebido mais de R$ 50 milhões em propinas, cada, da Fetranspor, a Federação de Transportes.

As provas, de acordo com os procuradores, são irrefutáveis, e já há, inclusive, pedidos de prisão contra os dois, que estão sendo analisados pelas instâncias superiores a que têm direito. 

Presos, irão se encontrar com o outro ex-presidente da ALERJ, Sergio Cabral, único do trio que já é hóspede da "Cadeia Nova", e lá aguarda seus homólogos da "Cadeia Velha".

Os três últimos presidentes da Cadeia Velha vão se encontrar então na Cadeia Nova. Destino?


Clique aqui e passe a receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos