Papa recomenda 'ser evangelizados pelos pobres, porque neles se encontra o próprio Jesus'


Na contramão do governo golpista e dos cânones do capitalismo pra lá de selvagem e predatório que vivemos o Papa Francisco reforça desde a opção por se chamar Francisco, sua opção preferencial pelos pobres e não pelo Mercado.

Em várias oportunidades, o Papa faz questão de frisar a importância dos pobres, não apenas no sentido de que se deve ajudá-los, mas também na necessidade de ouvi-los, de não desprezá-los.

“Ignorar o pobre é desprezar Deus, temos de aprender bem isto, ignorar o pobre é desprezar Deus".

Com isso, o Papa não defende apenas uma compaixão com os pobres, mas uma "evangelização pelos pobres":

Há uma compaixão mundana que para nada serve! Uma compaixão que, no máximo, nos leva a meter a mão na carteira e dar uma moeda. Se esta tivesse sido a compaixão de Cristo, teria passado, teria curado três ou quatro pessoas e teria regressado ao Pai. Somente quando Cristo chorou e foi capaz de chorar é que compreendeu os nossos dramas.

Clique aqui e passe a receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos

«Falta-te apenas uma coisa». Isto é o que nos falta: aprender a mendigar daqueles a quem damos. Isto não é fácil de compreender: aprender a mendigar. Aprender a receber da humildade daqueles a quem ajudamos. Aprender a ser evangelizados pelos pobres. As pessoas que ajudamos – pobres, doentes, órfãos… – têm tanto para nos dar. Faço-me mendigo e peço também isto? Ou então sinto-me autossuficiente e sei apenas dar? Vós que viveis dando sempre e julgais que de nada precisais, sabeis que sois verdadeiramente pobres? Sabeis que tendes uma grande pobreza e precisais de receber? Deixas-te ajudar pelos pobres, pelos doentes e por aqueles que ajudas? [Fonte: PVF]

Gosta do Blog? Ajude a mantê-lo. Faça uma assinatura. Apenas R$10. Assine