PT, PDT e PSOL entram com representação à PGR para investigar corrupção da Globo que pode levar à cassação de sua concessão


A Procuradora-Geral da República Raquel Dodge, mal assumiu o cargo, já vai ter uma batata quente em suas mãos. PT, PDT e PSOL (até ele) entraram com representação junto à PGR para investigar o caso de corrupção que envolve a Globo na compra de direitos exclusivos de transmissão das Copas do Mundo de 2026 e 2030, segundo acusação do delator argentino Alejandro Burzaco à Justiça dos EUA.

Na representação, há a reprodução de um dos 14 trechos em que a TV Globo é citada por Burzaco:


Promotor: O senhor participou de outras reuniões em Zurique?
Alejandro Burzaco: Sim. A Torneos y Competencias tinha uma aliança com a TV Globo e com a Televisa. Elas tentavam adquirir da Fifa direitos de transmissão de TV, rádio e internet paras as copas de 2026 e 2030. Com exclusividade para o Brasil, no caso da Globo, e para o resto da América Latina, no caso da Televisa.
Promotor: Adquiriram esses direitos?
Alejandro Burzaco: Sim
Promotor: Qual foi o acordo para adquirir esses direitos?
Alejandro Burzaco: Entre os três parceiros, concordaram em dividir o pagamento de US$ 15 milhões para Júlio Grondona.
Promotor: Quais eram os parceiros da Torneos?
Alejandro Burzaco: TV Globo e Televisa.
Promotor:  O valor acordado foi pago?
Alejandro Burzaco: Sim, US$ 15 milhões. O dinheiro acabou numa conta num banco na Suíça em nome de Júlio”.

Até o momento, a Rede Globo tem agido como sempre, de modo arrogante, brandindo o muro de sua auto-investigação, em que se descobriu inocente (que surpresa!), para não tocar mais no assunto.

Passados mais de oito dias do depoimento de Burzaco nem uma declaração de seu procurador Marcelo Campos Pinto a Globo colocou no ar. Acha que não precisa e com o silência encerra o assunto.

Só que não. O requerimento pode fazer a PGR agir para não prevaricar.

Pinto continua sem dar um pio, mas diante da Justiça deve ter que abrir o bico e aí talvez tenha que se confrontar com Burzaco e o FBI. Ou então resolva contar o que sabe e o que fez.

Clique aqui e passe a receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos