Quem vai escrever o J'Accuse...! do processo de Moro contra Lula, 120 anos após o original de Zola?

Reprodução da primeira página do jornal com a manchete J'Accuse

Há 120 anos, o jornal ‘L’Aurore’ publicou em sua primeira página a carta ‘J’Accuse’ (Eu acuso), protesto do escritor Émile Zola contra o julgamento manipulado do capitão Alfred Dreyfus, oficial judeu do Exército francês, acusado de espionagem e traição.

O Caso Dreyfus dividiu a França e promoveu debates sobre os poderes dos militares [no caso de Lula, o Judiciário] e o papel da imprensa [este continua o mesmo...]. Para não manchar a honra do Exército francês, a nobreza, o clero, os antissemitas, os conservadores e os próprios militares ficaram contra a revisão do caso. A esquerda, os progressistas e os liberais lutaram pela revisão. [Fonte: Folha]

Nesse contexto, foi publicada a carta de Zola em defesa de Dreyfus.

Quem fará, hoje, o J'Accuse do julgamento político contra a maior liderança popular da História do Brasil?

Quem vai denunciar que Moro não poderia nem estar julgando Lula no caso do tríplex, porque não é o juiz natural do caso, que é de Guarujá, SP, e não de Curitiba, PR?

Quem vai denunciar que o caso foi para as mãos de Moro por supostamente estar ligado à corrupção na Petrobras, o que nunca foi provado, como nunca foi provado que Lula teria favorecido a OAS, que, em troca, lhe teria doado o tríplex do Guarujá, que não está no nome de Lula, nunca foi usufruído por ele ou alguém de sua família?

Quem vai denunciar que Moro usa dos mesmos argumentos para chegar a sentenças diferentes em dois casos: num, absolve a mulher de Cunha, Cláudia, em outro, sob os mesmos argumentos, condena Lula?

Quem vai denunciar que Lula foi condenado por Moro sem uma única prova contra ele, apenas por convicção da culpa do ex-presidente, ou "porque a literatura jurídica me permite", como no famoso voto condenatório do ex-ministro Dirceu proferido pela ministra do STF Rosa Weber no caso do mensalão, em sentença que pode ter sido escrita por Moro, que auxiliava a ministra na época?

Quem vai denunciar que o processo contra Lula é uma farsa, uso do judiciário para o golpe político de afastar da disputa pela presidência o candidato que, mesmo contra intensa campanha difamatória contra ele, lidera todas as pesquisas de opinião folgadamente, com número crescente de intenção de votos a cada nova pesquisa?

Quem será nosso Zola a escrever nosso J'Accuse?



Clique aqui e passe a receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos

Assine a newsletter do Blog do Mello