Em desrespeito à decisão do STF pelo voto secreto, senadores declaram seus votos. Por quê?

Flávio Bolsonaro declara seu voto no Twitter

O voto secreto é para proteger o eleitor de pressões, seja dos governantes, apoiadores, "coronéis", traficantes ou milicianos.

Talvez no Senado todos esses tipos estejam representados. Porque, em oposição à determinação de voto secreto pelo presidente do STF, vários senadores fizeram questão de exibir os seus - o que pode levar à anulação da eleição, caso alguém entre com representação no Supremo.

Por que fariam isso?

De um lado, porque foram pressionados pelas redes sociais, que exigiam o voto em aberto. Mas as redes sociais também são manipuladas, como as eleições de Bolsonaro e Witzel (um absoluto desconhecido no Rio de Janeiro até hoje) comprovam.

De outro, os patrocinadores diretos, em troca de cargos no Senado, no governo ou outras benesses.

O TSE proíbe que o eleitor exponha seu voto, por exemplo, fotografando a urna. Se não fosse assim, o patrocinador exigiria do eleitor que fotografasse seu voto para comprovação.

Será que foi o que aconteceu ontem?

Ninguém conhece o novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

Indicação do ministro Ônix Lorenzoni, que confessadamente recebeu por duas vezes caixa dois de mais de R$ 150 mil, teria sido patrocinado, daí a exibição do voto?

Se sim, quem terá sido o "Queiroz" do Senado?

O que fica cada vez mais claro no "novo Brasil" é que ele tem cada vez mais a cara do velho Brasil da ditadura. Na presidência das duas casas (Rodrigo Maia é o da Câmara), dois representantes do DEM, que é o antigo PFL, ex-PDS, original ARENA, a Aliança Renovadora Nacional, partido da ditadura de 1964.


O Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem propaganda. Se o blog é relevante para você, considere apoiá-lo com uma assinatura. Apenas R$10

Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento

Clique aqui e passe a receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos

Assine a newsletter do Blog do Mello