Para derrubar Maduro, Estados Unidos e aliados causam tragédia humanitária na Venezuela

Ilustração problemas causados pelo bloqueio à Venezuela

Um relatório da ONG Human Rights Watch (HRW) enviado à ONU mostra a tragédia que o bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos e aliados está causando à população venezuelana, especialmente aos mais pobres.

Como boa parte do dinheiro da Venezuela no exterior foi confiscado e posto à disposição do autoproclamado presidente da Venezuela Juan Guaidó e, além do mais, está proibido o comércio de medicamentos, a crise na Venezuela já teria se tornado uma tragédia, segundo a ONG.

O relatório foi feito a partir de dados suspeitos - médicos que já saíram do país ou na condição de anonimato, opositores de Maduro etc. - ainda assim, se forem verdadeiros, mostram uma situação caótica, especialmente na saúde.

Tudo isso agravado pelos suspeitíssimos apagões, que deixam hospitais sem energia elétrica, o que vem provocando a morte ou o agravamento do estado de saúde dos pacientes.
O relatório documenta o aumento do número de mortes maternas e infantis, a disseminação de doenças que poderiam ser contidas com vacinas, como o sarampo, e o aumento dos casos de malária e tuberculose. Também chama a atenção para os altos níveis de níveis de insegurança alimentar entre adultos e para a desnutrição infantil.
“Não importa o quanto tentem, as autoridades venezuelanas não podem esconder a realidade”, disse Shannon Doocy, professora de saúde internacional da Johns Hopkins. “O sistema de saúde da Venezuela está em colapso, o que, com a escassez de alimentos, está aumentando o sofrimento e colocando ainda mais venezuelanos em risco.”
Segundo estimativas, 7 milhões de pessoas enfrentam necessidade imediata de atenção médica e alimentar. [Fonte: Folha]
Se, como afirmam, estão verdadeiramente preocupados com a Venezuela, por que não interrompem o cruel bloqueio econômico ao país?

Com seu apoio o Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem propaganda.



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Assine a newsletter do Blog do Mello