'Bloqueio econômico dos EUA devastou Venezuela e é responsável por mais de 40 mil mortes', diz economista

Trump aponta uma mangueira de gasolina para a cabeça de Maduro

Você não vai ler ou ouvir isso por aí na mídia corporativa, que chama Maduro de ditador e o regime venezuelano de corrupto e responsável pelo caos, a miséria e a violência no país.

Mas um novo relatório do Centro de Pesquisa Econômica e Política, assinado pelos economistas Jeffrey Sachs e Mark Weisbrot, mostra como as sanções dos EUA reduziram a disponibilidade de alimentos e remédios na Venezuela e aumentaram a doença e a mortalidade.

Numa entrevista ao site Democracy Now, Jeffrey Sachs afirma que “as sanções dos Estados Unidos visam deliberadamente arruinar a economia da Venezuela e, assim, levar à mudança de regime. É uma política infrutífera, sem coração, ilegal e falida, causando graves danos ao povo venezuelano".

Para o economista, a Venezuela já vivia uma crise antes de Trump, mas, com a subida dele ao poder, isso se agravou, porque o objetivo de Trump foi declarado numa primeira reunião com líderes da América Latina, em que afirmou que havia a intenção de invadir a Venezuela. Como não teria recebido apoio à ideia, resolveu destruir economicamente o país.

Quanto ao número de aproximadamente 40 mil mortes, Sachs afirma que é um número estimado, baseado em estatísticas de pesquisadores de universidades da Venezuela.

Assista à entrevista, em inglês.


Com seu apoio o Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem propaganda.



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Assine a newsletter do Blog do Mello