Domingo com Música. Tom Jobim, João Gilberto e Diana Krall em arranjos de Claus Ogerman. Apresentação: Wilson Nunes

Claus Ogerman

Com seu apoio o Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem popups de propaganda



Todo domingo, a partir de hoje, o Blog do Mello vai publicar dicas musicais do meu amigo desde adolescência e parceiro, além de pianista, maestro, compositor (breve currículo ao final) Wilson Nunes. Sem mais, vamos às de hoje.

O alemão Claus Ogerman é um arranjador extraordinário, um de meus prediletos. Tem uma sensibilidade, uma elegância ímpar, além de uma capacidade de lidar com espaços sonoros como poucos. Em seus arranjos tudo se ouve, ele cria silêncios belíssimos, onde vai colocando o que se deve ouvir, sem nada em volta para atrapalhar sua audição. Aqui temos ele com Jobim, em "Desafinado" e "Meditação", em gravação de, se não me engano, 1963. Uma aula de planos sonoros. Também tem trabalhos incríveis com Diana Krall, Sinatra, Bill Evans, Michael Brecker, Freddie Hubard, e outros gigantes da música americana. Assim como álbuns próprios. Vale a pena conferir o trabalho desse mago dos sons.


O antológico álbum "Amoroso", de João Gilberto, de 1977, conta com arranjos primorosos de Ogerman. Aqui temos "Caminhos Cruzados", um modelo exemplar de delicadeza e elegância.


Diana Krall prestou uma homenagem a João Gilberto, gravando duas músicas, " 'S Wonderful" e "Besame Mucho", com os mesmos arranjos que Ogerman fez pra João, no disco "Amoroso". Aqui estão eles, ao vivo.


Wilson Nunes é maestro. Pianista, tecladista, arranjador, produtor, regente, professor, cantor e compositor. Estudou piano com Sônia Maria Vieira e Adhemar Saide, arranjo e regência com Alceu Bochinno, Koellreuter e Leandro Braga. Como diretor musical, músico ou arranjador, tem trabalhado com grandes nomes de nossa música, como Maria Bethânia, Beth Carvalho, Zizi Possi, Ivan Lins, Gilberto Gil, Bibi Ferreira, Selma Reis, Joanna, César Camargo Mariano, Tânia Alves, Eduardo Dussek, Geraldo Azevedo, Dalto, Marcos Valle, Sivuca, Amelinha, Jorge Vercillo, Emílio Santiago, Simone, Pery Ribeiro e Leila Pinheiro, para quem fez o arranjo da premiada música ‘Verde’, no 'Festival dos Festivais' da TV Globo, assim como fez os arranjos do primeiro LP de Leila, 'Olho Nu'. Contato: wjnunes@hotmail.com

Leia também:
Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Assine a newsletter do Blog do Mello