Vazamento de conversas no Telegram derruba governador de Porto Rico. Já no Brasil, Moro se autoinvestiga

Moro e o gonerador de Porto Rico, Montagem

Mensagens vazadas do Telegram levaram 500 mil às ruas por demissão do governador

O governador de Porto Rico Ricardo Rosselló não resistiu à pressão popular e renunciou ao cargo na quarta-feira.

Mensagens vazadas pelo Centro de Jornalismo Investigativo de Porto Rico, com diálogos comprometedores entre o governador e sua equipe, mais denúncias de corrupção tornaram a renúncia inevitável.
Nas raras ocasiões em que Rosselló falou à população desde a eclosão do caso Telegram, ele pediu perdão pela linguagem articulada em um chat que usava para "desestressar". Nas quase 900 páginas vazadas apareciam diálogos em que insultavam políticos, opositores, jornalistas e artistas como Ricky Martin. Sobre o cantor escreveram: "É tão machista que trepa com homens porque as mulheres não dão conta". Outra vítima frequente dos diálogos era a prefeita de San Juan, Carmen Yulín Cruz, a quem se referiam como "HP [filha da puta, nas iniciais em espanhol]". Sobre esta última, Christian Sobrino, ex-chefe de Finanças e representante perante a Junta de Supervisão Fiscal, escreveu: "Estou salivando para lhe meter uns tiros". O governador respondeu que lhe fariam "um grande favor". [El País]
Enquanto isso, no Brasil, Moro e seus aliados tentam desviar para os hackers o foco do conteúdo das mensagens vazadas dos grupos do Telegram da Lava Jato. O ministro comanda a investigação em que é um dos envolvidos, afirma que vai apagar as mensagens - embora não seja mais juiz e não tenha competência para isso - e se sustenta no cargo enquanto pode, pois é o que lhe resta. O cargo no Supremo já era e a possível pretensão presidencial depende de Bolsonaro, que deve estar rindo das aflições do antigo justiceiro de Curitiba.


Siga o Blog do Mello no Twitter: @blogdomello  No Instagram: @blogdomello


Com seu apoio o Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem popups de propaganda






Leia também:
Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Assine a newsletter do Blog do Mello