Jornalistas que denunciaram irregularidades que levaram à vitória de Bolsonaro ganham Prêmio Especial Vladimir Herzog 2019

Patrícia Campos Mello e Glenn Greenwald


Os jornalistas Patrícia Campos Mello e Glenn Greenwald serão os homenageados com o Prêmio Especial Vladimir Herzog 2019


Patrícia é a repórter da Folha responsável pela reportagem que denunciou o envio de milhões de fake news pela campanha de Bolsonaro, usando um esquema ilegal de disparos comprados via WhatsApp e que foram um dos fatores determinantes para a vitória de Bolsonaro.

Glenn Greenwald é o jornalista do The Intercept Brasil, chefe da equipe que publica a série de reportagens conhecida como Vaza Jato sobre material divulgado por uma fonte anônima denunciando os bastidores da Lava Jato, que levaram à condenação sem prova e sem crime do ex-presidente Lula, o outro braço ilegal da eleição de Bolsonaro.
Além deles, Hermínio Sacchetta (in memoriam), ícone das antigas redações e de gerações inteiras de jornalistas brasileiros, será homenageado.

Leia mais sobre o Prêmio clicando aqui.

Patrícia já havia sido premiada este ano. Em julho, o Committee to Protect Journalists escolheu a jornalista como uma das vencedoras do International Press Freedom Awards 2019 pela mesma série de reportagens sobre a campanha de Bolsonaro, que fez com que a jornalista recebesse uma série de ameaças.


Glenn Greenwald havia recebido antes, entre outros, o Pulitzer, principal honraria mundial de jornalismo, pela série de reportagens sobre Edward Snowden.






Leia também:
Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Assine a newsletter do Blog do Mello