'Quando Trump diz 'America first', significa 'America alone'', diz ex-embaixador da França nos EUA

Gérard Araud


Embaixador critica opção preferencial do governo Bolsonaro por Trump



Crítico de primeira hora do presidente Trump, o embaixador francês em Washington Gérard Araud publicou em sua conta no Twitter, assim que saiu o resultado da eleição de Trump:
“Após o Brexit e esta eleição, tudo a partir de agora é possível. Um mundo desmorona diante de nossos olhos. Uma vertigem”.
Hoje aposentado, após 40 anos de serviços, Araud, que também foi embaixador na ONU e diretor de Assuntos Políticos e de Segurança da Chancelaria francesa,  continua afiado.

Quando Bolsonaro criticou o presidente Macron recentemente, recebeu resposta imediata de Araud em seu esmo canal, o Twitter.
63.880 homicídios no Brasil em 2017, 825 na França. Sem comentários”
Numa entrevista a Fernando Eichenberg em O Globo, Gérard Araud criticou a ingenuidade (ignorância) do governo Bolsonaro ao negociar com Trump:
O Brasil comete um erro pensando que obterá benefícios ao se alinhar a Trump. Quando Trump diz “America first”, significa “America alone”. Quando o Reino Unido negociar um tratado de livre comércio com os americanos, haverá sangue britânico nos muros. Os americanos praticarão a relação de forças mais brutal. E para o Brasil será igual, terá de aceitar as condições americanas. Trump não tem nenhuma afeição, só acredita na relação de forças. Não tem aliados, amigos ou inimigos. Que o filho de Bolsonaro seja o embaixador nos EUA é uma ilusão, não haverá nenhuma consequência na visão de mundo de Trump.


Ajude o Mello a tocar o blog. Faça uma assinatura. É seguro, rápido e fácil
Sua assinatura faz a diferença e ajuda a manter o blog
Apenas R$ 10. Todos os cartões são aceitos. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento




Recentes:

Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
(Apenas Assinantes)

Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.