Respostas do Procurador Geral dos EUA podem mandar Moro e Dallagnol pra cadeia

Moro Dallagnol e fundo Departamento de Justiça EUA

Congressistas democratas dos Estados Unidos querem saber das relações entre Departamento de Justiça e Lava Jato


13 congressistas do Partido Democrata dos Estados Unidos entregaram ao procurador-geral William Barr 11 questionamentos sobre ações do Departamento de Justiça em relação à Lava Jato.

Respostas a algumas delas podem mostrar atividade ilegal de Moro e da turma da Lava Jato, capitaneada pelo procurador de deus, Deltan Dallagnol.

Acordos entre o Departamento de Justiça e a Lava Jato sem conhecimento das autoridades brasileiras, troca de documentos, apropriação de verba bilionária, tudo isso pode ser revelado nas respostas de Barr aos congressistas.

Os 13 democratas agiram motivados pelas revelações do Intercept Brasil na Vaza Jato, que mostram os bastidores da campanha da Lava Jato e seu jogo sujo para a prisão política de Lula.

Não custa lembrar que em março de 2019, o Departamento de Justiça tentou doar à força-tarefa da Lava Jato US $ 682 milhões para abrir um think tank "anticorrupção" gerenciado pela turma do Dallagnol. A ação foi bloqueada pelo Tribunal Superior de Justiça por violar a lei brasileira.

As perguntas podem ser lidas na íntegra aqui (em inglês).
1) Que critérios devem ser atendidos para o Departamento de Justiça apoiar qualquer conjunto particular de agentes judiciais ou investigações no Brasil e em outros países?

2) Os agentes do Departamento de Justiça garantem que certos padrões legais sejam cumpridos pelos agentes e entidades judiciais estrangeiras com os quais trabalham e, em caso afirmativo, quais são?

3) Descreva o envolvimento do Departamento de Justiça na operação Lava Jato. O que levou o Departamento de Justiça a trabalhar nessas investigações específicas?

4) Quais as formas de apoio que o Departamento de Justiça forneceu ou o Departamento de Justiça ainda fornece aos agentes judiciais brasileiros envolvidos na operação?

5) O Departamento de Justiça apoiou a investigação de instituições financeiras brasileiras e internacionais envolvidas nas investigações de Lava Jato? Que explicação existe para o fato de que poucos, se houver, executivos de instituições financeiras foram processados ​​durante a operação de Lava Jato, apesar das centenas de milhões de dólares em ganhos ilícitos que foram lavados?

6) Descreva toda a extensão do envolvimento do Departamento de Justiça com o juiz Sergio Moro, incluindo todo o suporte técnico, compartilhamento de informações e qualquer suporte fornecido pelos contratados do Departamento de Justiça.

7) Descreva toda a extensão do envolvimento do Departamento de Justiça com os promotores e todo o pessoal judicial envolvido na Força-Tarefa de Lava Jato, incluindo todo o suporte técnico, compartilhamento de informações e qualquer suporte fornecido pelos contratados do Departamento de Justiça.

8) Os agentes do Departamento de Justiça tinham conhecimento de ações conspiratórias envolvendo os procuradores da Lava Jato e o juiz Moro, ou de quaisquer outros casos de conduta antiética por esses indivíduos?

9) Os agentes ou contratados do Departamento de Justiça continuaram a se envolver com o juiz Moro após casos claros de sua má conduta, como as escutas telefônicas ilegais de uma conversa privada entre o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff no início de 2016?

10) O Departamento de Justiça prestou assistência na coleta ou análise de evidências compiladas pela Força-Tarefa Lava Jato e pelo juiz Moro para o caso do presidente Lula?

11) Os agentes do Departamento de Justiça já se envolveram com o juiz Moro, sua equipe ou com o pessoal envolvido com a Força-Tarefa Lava Jato através de canais não oficiais?

A carta foi assinada por Hank Johnson (GA-04) Raul Grijalva (AZ-03), Eleanor Holmes Norton (DC), Jared Huffman (CA-02), Susan Wild (PA-07), Adriano Espaillat (NY-13) , Veronica Escobar (TX-16), Ilhan Omar (MN-05), Deb Haaland (NM-01), Mark Pocan (WI-02), Jesus H. “Chuy” Garcia (IL-04), Emanuel Cleaver (MO -05) e Ro Khanna (CA-17). Pode ser lido na íntegra aqui.


Ajude o Mello a tocar o blog. Faça uma assinatura. É seguro, rápido e fácil
Sua assinatura faz a diferença e ajuda a manter o blog
Apenas R$ 10. Todos os cartões são aceitos. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento




Recentes:

Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
(Apenas Assinantes)

Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.