Família do primeiro morto por coronavírus no Brasil ainda não conseguiu fazer teste


Parentes do porteiro de 62 anos que morreu em SP estão desesperados



É inacreditável a incapacidade das autoridades em prestar os mínimos cuidados com a população. A família da primeira vítima fatal da COVID-19 ainda não conseguiu realizar teste para ver se não tem ninguém mais contagiado, já que conviveram com a vítima nos últimos tempos.

O pior é que alguns dos familiares são idosos (o pai tem 83, a mãe, 82) e todos apresentam sintomas da doença.

Mas é o que escrevi aqui: o Brasil não segue recomendação da Organização Mundial da Saúde e só aceita testar quem já tiver feito uma quarentena em casa e estiver nas últimas. Ou post mortem, o que vier primeiro.


Nos últimos dias, ele teve convívio próximo com o pai de 83 anos, a mãe de 82, o irmão de 61, e as duas irmãs, de 60 e 55. Ao GLOBO o irmão da vítima disse que os cinco parentes relataram nos últimos dias sintomas como tosse, febre e falta de ar, mas não conseguiram fazer o teste para coronavírus.
— Agora a gente fica achando que todo mundo está com coronavírus, essa praga miserável, Deus me perdoe — afirma o irmão, também porteiro aposentado.
Nos últimos dias, ele diz ter procurado atendimento para ele no pronto-socorro do Hospital do Servidor Público, da rede municipal, na Zona Sul de São Paulo.
— Fizeram um raios-x, disseram que meu pulmão está um pouco carregado, mas que é só gripe, me mandaram para casa. Pedi para fazer o exame do coronavírus, mas disseram que não tinha — afirma o porteiro aposentado.
Se familiares de uma vítima não são submetidos a teste, o que esperar para o resto da população?

Segundo o mesmo O Globo, "procuradas na tarde desta terça, a rede PreventSenior e a secretarias municipal de saúde de São Paulo não se pronunciaram sobre o tema".


Ajude o Mello a tocar o blog. Faça uma assinatura. É seguro, rápido e fácil
Sua assinatura faz a diferença e ajuda a manter o blog
Apenas R$ 10. Todos os cartões são aceitos. Você pode cancelar a assinatura a qualquer momento




Recentes:

Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
(Apenas Assinantes)

Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.