Reino Unido confisca 31 toneladas de ouro da Venezuela porque não reconhece Maduro como presidente, mas Guaidó

Ouro da Venezuela na Inglaterra

Na mão grande, e seguindo determinação dos Estados Unidos, o Reino Unido simplesmente se apossou de 31 toneladas em lingotes de ouro pertencentes à Venezuela, com a alegação de que faz parte da comunidade mundial que não reconhece Maduro como o representante legal da Venezuela, mas o golpista Guaidó.

Maduro foi eleito em sucessivas eleições diretas pelo voto popular na Venezuela. No entanto, seguindo orientação dos Estados Unidos, vários países passaram a reconhecer como legítimo presidente da Venezuela o autoproclamado Guaidó, que se autointitulou assim e recebeu o endosso dos EUA e seus parceiros, que estão de olho nos dois ouros da Venezuela o amarelo e o negro, petróleo, de que a Venezuela detém a maior reserva do cru da melhor qualidade do mundo.

Enquanto isso, o povo da Venezuela sofre com o boicote internacional, que os proíbe de receber medicamentos inclusive insulina) e alimentos de vários países e de poder usar o ouro depositado no Banco da Inglaterra e pertencente ao povo venezuelano.
As barras de ouro, avaliadas em US$ 1 bilhão, estão nos cofres da instituição inglesa e pertencem à Venezuela, que agora quer vendê-las e usar os recursos para combater a disseminação do coronavírus no país, segundo o governo de Nicolás Maduro.

No entanto, o Banco da Inglaterra rejeitou o pedido venezuelano.

A razão? A atual diretiva do BCV responde ao governo de Maduro, e a instituição britânica expressou dúvidas sobre a autoridade dessa diretiva, argumentando que o Reino Unido reconhece como governo legítimo o do líder da oposição Juan Guaidó.

A disputa começou no início de 2019, quando mais de 50 países reconheceram Guaidó como presidente legítimo. [Fonte:BBC]
Como Maduro ainda é o presidente de fato da Venezuela e Guaidó caiu em desgraça quando tentou um golpe militar fracassado com mercenários estadunidenses em maio, a situação permanece em suspenso, enquanto o povo venezuelano sofre com a falta de verbas do país.






Recentes:

Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
(Apenas Assinantes)

Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.