Candidato de Evo vence no 1º turno eleições na Bolívia, segundo pesquisa


O Centro Estratégico Latinoamericano de Geopolítica (Celag) divulgou na segunda, dia 6, pesquisa que aponta vitória do candidato do MAS (Movimiento al Socialismo), partido de Evo Morales, Luis Arce [na imagem com Evo] nas eleições presidenciais da Bolívia.

Arce venceria no primeiro turno com 41,9% dos votos (na Bolívia são necessários 10% a mais de votos que o segundo colocado), contra 26,8% de Carlos Mesa, candidato que havia sido derrotado pelo próprio Evo Morales, na eleição que provocou o golpe.

A presidente golpista, Jeanine Áñez. ficou longe em terceiro.

A pesquisa mostra também uma posição à esquerda da população boliviana:
70% são contra a privatização de serviços básicos e setores estratégicos; o papel do Estado na economia é valorizado (74%); deseja-se expandir o sistema único de saúde pública (90%); grande maioria a favor de suspender o pagamento da dívida e renegociar (62%) e até parar de pagar e exigir perdão (21%); e suporte máximo a um imposto que afeta os super-ricos (64%).[Fonte: Celag]
Vamos ver como se comportam os golpistas bolivianos: a direita branca e racista aliada a milicianos, que perseguem Evo Morales e deseja sua prisão.

No entanto, Evo continua extremamente popular e seu partido MAS deve voltar ao poder na Bolívia em setembro, segundo as pesquisas.



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos




Recentes:


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.