Suspeição de Moro vai ser julgada hoje pela 2a Turma do STF. Placar está 2 a 2


O novo ministro do STF, Nunes Marques, já se considerou informado o suficiente e com condições de votar. Então, volta à pauta hoje a votação do julgamento do HC 164.493, em que a defesa de Lula sustenta que Moro foi parcial em seus casos e por isso pede a anulação dos atos do juiz em suas ações penais.

No início do mês, o pedido foi posto em votação. Já haviam votado antes os ministros Fachin e Carmen Lúcia, ambos contra o HC. Mas na última votação, os ministros Lewandowski e Gilmar Mendes empataram o placar, com um voto histórico em que Gilmar Mendes demoliu o ex-Sergio Moro. Foi quando Nunes Marques pediu vistas do processo.
 
Pelo placar, seu voto será decisivo para um dos lados. Acontece que, na última sessão, a ministra Cármen Lúcia disse que votaria de novo. Há a expectativa de que ela mude seu voto em favor do HC, pois se mostrou muito indignada e fez coro com o ministro Gilmar Mendes em algumas ocasiões de seu voto.
 
Caso isso aconteça, o placar pode ser 4 a 1 ou 3 a 2 em favor do HC de Lula, anulando, portanto, todas as sentenças e processos de Moro contra o presidente, por ser considerado parcial (em linguagem do povão, juiz ladrão). 
 
Caso Carmen Lúcia mantenha seu voto e Nunes Marques vote contra o HC, Moro se livra. Por enquanto.



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui

Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos




Recentes:


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.