60% dos japoneses são a favor do cancelamento dos Jogos Olímpicos deste ano


Pesquisa nacional realizada nestes sábado e domingo por telefone no Japão aponta que 59,7% dos japoneses são favoráveis ao cancelamento dos Jogos Olímpicos que estão marcados para começar em 23 de julho próximo. O número é muito maior que os da última pesquisa de abril, quando 39% eram favoráveis ao cancelamento. O motivo é o mesmo que levou ao adiamento dos Jogos do ano passado para este - a pandemia da COVID 19. 
 
A preocupação da população japonesa tem razão de ser: os números continuam altos no Japão, mesmo com um quase lockdown total nas principais cidades estendido até o dia 31 de maio. 
 
A propagada eficiência japonesa está sendo desmentida na administração da pandemia e na aplicação das vacinas.
 
O Japão está tão mal que imunizou menos gente que o Brasil de Bolsonaro: apenas 3% de toda a população do país de 126 milhões foi vacinada.
Embora os organizadores das Olimpíadas já tenham decidido que não haverá espectadores do exterior para evitar a propagação do vírus, a pesquisa mostrou que 87,7% estão preocupados que um afluxo de atletas e funcionários do exterior possa espalhar o vírus.
Os casos de COVID-19 têm crescido em todo o país nas últimas semanas, colocando ainda mais tensões no sistema médico do país. Mais pacientes estão morrendo em casa pela dificuldade de encontrar leitos hospitalares disponíveis, com a situação agravada pela disseminação das novas variantes e pelo lento processo de vacinação. [Japan Times]
Já não há mais motivo esportivo que justifique as Olimpíadas. Sua realização agora é puro interesse comercial dos organizadores e dos patrocinadores dos atletas, que querem expor suas marcas nas telas do mundo.
 
O espírito olímpico assim como o espírito esportivo são como o gol para o Parreira, apenas um detalhe. Pena.



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui

Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos




Recentes:


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.