China vacina 14 milhões de pessoas por dia, enquanto olímpico Japão não chegou a 4 milhões de vacinados até hoje


A China leva a COVID a sério e desde que apareceram os primeiros contaminados naquele país em janeiro do ano passado seus dirigentes trataram de tomar medidas efetivas, em vez de especularem se seria uma simples gripezinha ou entupirem seus cidadão de cloroquina e remédio para vermes.
 
Lockdown, construção de dois hospitais de campanha com mais de 1000 leitos cada em tempo recorde e todo apoio ao desenvolvimento de vacinas foram ações do governo chinês para combater o vírus. Por isso o país teve até hoje menos de 5 mil mortos em uma população de quase 1 bilhão e 400 mil.
 
Agora, com o surgimento de novos casos na província oriental de Anhui e na região nordeste de Liaoning, a China intensificou a vacinação massiva da população, chegando ao recorde de 14 milhões de vacinados em apenas um dia. 
A escalada de vacinas na China - dados da Comissão Nacional de Saúde mostram 13,7 milhões de vacinas foram administradas na sexta-feira - significa que o país está mais perto de sua meta de vacinar 40% de sua população, ou pelo menos entregar 560 milhões de doses, até o final de junho. Até domingo, cerca de 393 milhões de doses haviam sido administradas, com 210 milhões delas ocorrendo no mês passado, um sinal de implementação acelerada, mostram os dados oficiais. [Japan Times]
Enquanto isso, como informei aqui ontem, o olímpico Japão continua batendo cabeça e ainda não conseguiu vacinar 3% da população de 126 milhões, o que não chega a 4 milhões de vacinados até hoje. Como querem abrigar os Jogos Olímpicos assim?
 
Ontem, o sistema de agendamento de vacinas entrou em pane, a ponto de idosos estarem pedindo para que parem com ele. Preferem encarar filas e tomar suas vacinas do que esperar pela incompetência governamental.
 
Várias das principais cidades japonesas estão em estado de emergência e outras em pré-emergência, que já foi estendida até 13 de junho, simplesmente porque os casos não param.
Para conter a propagação da pandemia, vacinar a população é fundamental. Para isso, o governo central planeja inocular idosos em dois locais de vacinação em grande escala em Tóquio e Osaka programados para entrar em operação em 24 de maio [ou seja, ainda daqui a uma semana]. O país está procurando inicialmente inocular idosos residentes em Tóquio, Saitama, Chiba, Kanagawa , Osaka, Kyoto e Hyogo a uma taxa de 5.000 fotos por dia no local de Tóquio e 2.500 em Osaka, embora o objetivo seja dobrar esses números.
“Sem a vacina”, disse o governador de Tóquio, Yuriko Koike, em abril. “Estamos lutando contra o vírus de mãos vazias.” [Japan Times]
No entanto, o governo japonês segue mantendo acesa a chama dos Jogos Olímpicos, mesmo contra a vontade da maioria dos japoneses, segundo todas as pesquisas. 
 
Lá como aqui o povo quer que a luta em favor da vida seja colocada como prioridade. Os Jogos podem esperar mais um ano. Vão conseguir?

Vamos conseguir?



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui

Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos




Recentes:


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.