'Barrar ou não Bolsonaro hoje vai definir o que somos e o que será o Brasil das próximas gerações'


Eliane Brum, excelente jornalista, geralmente prolixa, dessa vez foi sintética e contudente em sua participação ontem, dia 10, no Manifesto Artistas pelo Impeachment do genocida Bolsonaro.

Esta é a transcrição de seu depoimento, que peguei no Instagram da cineasta Anna Muylaert:
Eu tenho perguntado publicamente, e também a mim mesma, como o povo que se acostumou a morrer e se acostumou a assistir a outros morrerem será capaz de barrar o seu próprio genocídio? Eu não tenho dúvida de que a resposta que daremos a essa pergunta é a mais importante da nossa geração. Nenhum outro momento da vida de quem hoje está vivo, tenha a idade que tiver, é mais importante do que esse! O que estamos vivendo definirá a vida de cada um, mas não definirá apenas a vida.

Definirá também o nome que deixaremos pros nossos descendentes. Livros e filmes vão contar esse momento em que o homem chamado Jair Bolsonaro executou o plano de disseminação do vírus, para promover o que chamam de imunidade de rebanho. Esse extermínio já aconteceu.

E já tá perto de matar meio milhão de brasileiros.

Hoje nós todos somos marcados de guerra. Hoje nós todos só podemos pedir perdão aos nossos filhos e netos, especialmente pra geração de crianças órfãos e órfãs, que foram condenadas a viver sem pai e sem mãe, que foram condenadas a viver sem pai ou sem mãe, em famílias empobrecidas por essa falta.

Só podemos pedir perdão pelo imperdoável. Mas temos ainda uma chance: a de evitar outras centenas de milhares de mortos. Se não formos capazes de barrarmos Bolsonaro agora, se barrar Bolsonaro não se tornar causa comum de todas e de todos os brasileiros, em breve teremos que viver com nossa cabeça baixa.

E nossos filhos e netos se recusarão a usar o nosso nome, como fazem hoje os descendentes de alemães que colaboraram com o nazismo. Se não barrarmos Bolsonaro hoje, já, nossos filhos e netos vão preferir não ter seus próprios filhos e netos, pra não legar a eles a nossa covardia.

Barrar ou não Bolsonaro hoje, para impedir que ele siga matando o povo brasileiro e o próprio país, vai definir o que somos e o que será o Brasil das próximas gerações. Esse é o momento mais importante das nossas vidas!

E vale lembrar: a omissão é uma forma de ação. A pergunta é: o que você vai fazer? Lembre-se: o um só conta como um. Só juntos somos capazes de barrar a mão do assassino e seu governo genocida. Nós precisamos ser capazes de barrar nossa própria morte.



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui

Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos




Recentes:


Assine a newsletter do Blog do Mello.
É grátis.