Há 12 anos, Assange publicou este vídeo que provocou a ira dos EUA e explica sua perseguição e prisão. Confira

Em 5 de abril de 2010, WikiLeaks e seu líder, Julian Assange, publicaram um vídeo, que ficou conhecido como Assassinato Colateral, mostrando de forma seca e definitiva crimes de guerra dos Estados Unidos no Iraque. [confira o vídeo abaixo]

De um helicóptero Apache, soldados dos EUA pedem autorização para exterminar civis (entre eles repórteres da Reuters). Recebida a autorização, os homens são exterminados friamente por soldados que parecem brincar de videogame, chegando a zombar dos mortos e até quase a implorar para novas autorizações para assassinatos.

A crueza das imagens chocou o mundo e mostrou, para quem ainda não conhecia, a realidade das "intervenções democráticas dos EUA".

Desde esse período a cabeça de Assange está a prêmio. Há dez anos, ele não tem mais liberdade. Teve que se refugiar na embaixada do Equador em Londres, onde era mantido sob intensa pressão, com ameaça até de invasão ilegal da embaixada por assassinos profissionais.

Agora, há três anos, Assange está isolado na prisão de segurança máxima de Belmarsh, no Reino Unido, onde aguarda para este mês a sentença que provavelmente o extraditará para os EUA, pelo crime, veja bem, não de cometer mas de divulgar crimes de guerra cometidos pelos Estados Unidos.

Por isso, cada vez mais pessoas no mundo se juntam pedindo liberdade para Assange e sua não extradição aos Estados Unidos, porque isso seria dar aos criminosos o direito de punir quem os denuncia.

#FreeAssange

Assine o Blog do Mello



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Recentes: