Feliz aniversário, Assange! 51 anos, há 11 sendo perseguido pelos EUA por divulgar seus crimes de guerra

Julian Assange completa hoje 51 anos, longe da mulher, dos filhos, da família, dos amigos, encarcerado em Belmarsh, Londres, e há 11 anos sem liberdade, entre o tempo em que esteve exilado na embaixada do Equador e agora na prisão, aguardando sua possível extradição para os Estados Unidos. Seu "crime": divulgar crimes de guerra dos EUA e aliados. Fazer aquilo que é dever do jornalismo, despir o poder de duas máscaras, trazer à luz o escondido, denunciar que o rei está nu.

Há poucos dias, a secretária de Estado britânico Priti Patel deu autorização para a extradição de Assange. Há dois dias, a defesa de Julian entrou com recurso na Suprema Corte, última oportunidade de barrar sua extradição e colocá-lo em liberdade.

A prisão de Assange é mais um caso de lawfare, pois até hoje não há indício ou prova de nenhum dos crimes imputados a ele. Há, ao contrário, o depoimento de um de seus delatores, que voltou atrás em suas afirmações e solenemente confessou que mentiu em juízo. Há também o fato de que Assange foi grampeado pela CIA, quando exilado na embaixada do Equador, e teve violado o sigilo de suas conversas com seus advogados, o que tornaria nulo qualquer processo que não fosse viciado, um jogo de cartas marcadas como esse. Há também a prova de que o governo dos EUA sugeriu assassinar Assange, quando esteve exilado.

No entanto, o processo segue como se fosse absolutamente legítimo, enquanto os crimes cometidos pelos EUA na Síria, no Afeganistão e em Guantánamo continuam impunes.

A prisão de Assange é um crime, e intelectuais, artistas, cientistas, jornalistas, políticos (como nosso ex e futuro presidente Lula) defendem sua liberdade imediata, em nome da justiça e da liberdade de informação.

#FreeAssange


O Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem propaganda, se quem puder e o achar relevante apoiá-lo com uma assinatura. A partir de R$10

Assine o Blog do Mello



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Recentes: