Bolsonaro quer levar a eleição na marra porque, até agora, ninguém o ameaçou de volta

Na Bolívia, os golpistas - inclusive a ex-presidente golpista Jeanine Añes - estão presos. Na Argentina, golpistas ditadores morreram na cadeia. No Uruguai, idem. Aqui no Brasil tivemos a anistia e Bolsonaro parece contar com uma Anistia 2.0 para se livrar da cadeia, que o aguarda. Por isso estica a corda com ameaças cotidianas às eleições, sinalizando um golpe de Estado, como agora com essa convocação para um desfile de 7 de setembro na praia de Copacabana, partindo do histórico Forte, onde vai aglomerar as Forças Armadas, bombeiros, estudantes de escolas militares, milicianos e bolsonaristas, muitos com armas compradas com as facilidades conquistadas no governo Bolsonaro. Há boatos inclusive de um auto-atentado. Tudo isso impunemente. Daí o atrevimento do capitão.

E não são apenas as bravatas. Há a violação diária da lei eleitoral, usando dinheiro público para seus comícios e distribuindo verbas e benefícios para seus aliados, na tentativa de compra de votos que já vai para as centenas de bilhões distribuídos a deputados e senadores do Centrão.

O jornalista Thomas Traumann escreveu sobre isso no Globo:

Colocar suspeição sobre as urnas eletrônicas não é ponto de vista. É golpismo

O Brasil se tornou os Estados Unidos com dois anos de atraso. Em 2016, Donald Trump se elegeu presidente nos EUA com uma combinação de nacionalismo tosco (“Faça a América grande de novo”), antipolítica (“Vamos drenar o pântano da corrupção em Washington”) e mentiras (denúncias forjadas de um esquema de pedofilia envolvendo a cúpula do Partido Democrata). Em 2018, Jair Bolsonaro venceu mimetizando a fórmula do bufão americano. Em 2020, Trump perdeu a reeleição e instigou seus seguidores a tentar tomar o poder à força. Dois anos depois, Bolsonaro ameaça um golpe preventivo cuja justificativa é o medo de ter menos votos que o adversário. À diferença de Trump, no entanto, Bolsonaro tem o apoio do Exército.

Saber o que o futuro reserva permite que as pessoas se preparem. Se for uma inundação, os moradores das regiões de risco devem deixar suas casas. Se for uma tempestade, os motoristas são avisados a evitar as ruas que alagam. Mas como uma sociedade se prepara contra a ameaça de contestação da vontade da maioria dos eleitores?

Primeiro, dando nome às coisas. Colocar suspeição sobre as urnas eletrônicas não é ponto de vista. É golpismo. Bolsonaro engaja seus seguidores contra a Justiça Eleitoral porque todas as pesquisas mostram sua derrota no segundo turno. Desacreditar as urnas e inventar uma conspiração entre os ministros do TSE e STF, a oposição e a mídia é a tentativa de repetir o discurso antissistema que o ajudou em 2018. Desta segunda vez, como farsa.

Chamar as coisas pelo nome é o primeiro passo. O segundo é diferenciar quem acha que flores e ervas daninhas são a mesma coisa. Lançada pela Faculdade de Direito da USP, a Carta às Brasileiras e aos Brasileiros é uma linha divisória que não permite titubeio. É possível a um torcedor do Botafogo estar indiferente a um Fla x Flu, assim como alguém pode não se importar se um diz bolacha e outro diz biscoito. Mas não existe neutralidade sobre a democracia. Constranger quem considera um estorvo o respeito ao resultado das urnas é uma diferença civilizatória.

No último sábado, dia 30, na convenção do partido Republicanos, Bolsonaro anunciou que o tradicional desfile militar na Avenida Presidente Vargas, Centro do Rio, na manhã do Dia da Independência, será transferido para a tarde, em frente ao Forte de Copacabana, onde ele pretende discursar contra a Justiça Eleitoral.

— Às 16h do dia 7 de setembro, pela primeira vez, as nossas Forças Armadas e as nossas irmãs, forças auxiliares, estarão desfilando na Praia de Copacabana, ao lado do nosso povo — anunciou.

Mesclar militares com militantes é o sonho dourado do bolsonarismo. Simbolizaria a fusão das vontades do soldado e do cidadão, ilusão que alimentou quarteladas e golpes por todo o século XX.

No ano passado, Bolsonaro sequestrou as comemorações do Dia da Independência para ameaçar ministros do STF e do TSE. Por pouco, seus seguidores não invadiram o prédio do STF. Um ano depois, sob risco real de ser defenestrado do Palácio do Planalto, o grau de virulência e intimidação bolsonarista aumentou. Levar soldados armados para o que, na prática, será um comício pela reeleição é dar aos bolsonaristas a sensação de estar acima da lei, e ao Exército a de estar à margem dela.

Para evitar que o 7 de Setembro de Bolsonaro vire uma versão tropical do 6 de Janeiro de Trump, é preciso deixar claras desde já as punições a quem tentar um golpe de Estado. Nos EUA, quase 200 invasores do Capitólio foram condenados pela tentativa de melar a eleição de 2020, e as investigações em curso ainda podem impedir a tentativa de Trump de retornar à Casa Branca.

No Brasil, a linha entre a defesa legítima de uma candidatura e o atentado à vontade popular precisa ser delimitada. Bolsonaro faz a retórica pública de levar a eleição na marra porque, até agora, ninguém o ameaçou de volta. É hora de a sociedade, a Justiça e os políticos que acreditam na democracia afirmarem em voz alta que não haverá anistia para quem atentar contra a democracia.


O Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem propaganda, se quem puder e o achar relevante apoiá-lo com uma assinatura. A partir de R$10

Assine o Blog do Mello



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Recentes: