Eleitor do Rio parece querer mandar mais um governador para Bangu 8: Cláudio Castro

Pelas últimas pesquisas, o atual governador Cláudio Castro pode se reeleger e assim se candidatar a ser o sétimo governador do Rio a frequentar como residente o presídio de Bangu 8. Isso mostra o estranho humor dos moradores do estado, que se vingam dos governadores elegendo-os para que possam ser presos mais adiante.

Castro era vice do Wilson Witzel, que foi impichado e chegou a ser preso, por corrupção durante a pandemia. Curiosamente, Castro, que era não apenas o vice, mas encarregado de área central na corrupção -- a Saúde -- se livrou. Até o momento.

Porque, ao que parece, para se manter no cargo, Cláudio Castro usa esquema similar ao de Bolsonaro, loteando o governo para manter apoio. E também, como, por exemplo, Sergio Cabral, sendo generoso em gastos com propaganda, especialmente naquela rede que todos sabemos bem qual é, plimplim.

O problema é que ainda há repórteres no Rio de Janeiro, e um deles, Ruben Berta, escarafunchou o Diário Oficial e descobriu um gigantesco esquema de desvio de verbas públicas com a contratação de quase 3o mil funcionários, sem licitação, sem contrato, que recebiam o salário direto na boca do caixa em dinheiro (muito) vivo. Alguns eram o exemplo mais claro de fantasmas, pois eram pessoas mortas, que mesmo assim iam à boca do caixa pegar o jabaculê. O total do rombo chega a quase 270 milhões.

Como o esquema, embora centralizado no Ceperj, envolve quase todas as áreas do governo e tenham sido contratadas quase 30 mil pessoas, dificilmente Castro escapa de engrossar a fila de Bangu 8.

A liderança de Castro nas pesquisas é mais preocupante porque o Rio tem a oportunidade de varrer duplamente o bolsonarismo no estado: elegendo Lula e Feixo, afastando o representante de Bolsonaro e de seu esquema miliciano no Rio.

Marcelo Freixo é um deputado federal combativo, foi responsável pela CPI das Milícias no Rio, que mandou centenas deles para a cadeia. 

Com Marcelo Freixo trabalhava Marielle Franco (aliás, quem mandou matar Marielle Franco?). Ele está em segundo lugar nas pesquisas, mas pode virar o jogo e fazer o Rio respirar novos ares.

Leia a mais recente reportagem de Ruben Berta sobre o esquema de corrupção do governo Cláudio Castro, clicando aqui.


O Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem propaganda, se quem puder e o achar relevante apoiá-lo com uma assinatura. A partir de R$10

Assine o Blog do Mello



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Recentes: