Presidente do Chile se recusa a receber credencial de embaixador de Israel por crime em Gaza


O presidente do Chile, Gabriel Boric, recusou nesta quinta-feira receber o embaixador de Israel, Gil Artzyeli, no Palácio de La Moneda, segundo a imprensa local.

Artzyeli havia sido intimado a entregar suas credenciais ao presidente, mas segundo a mídia, o presidente teria recusado a visita após ser informado do suposto assassinato de um adolescente palestino em uma operação do Exército israelense.

Um jovem de 17 anos foi morto na quinta-feira com um tiro na cabeça durante confrontos na região de Jenin, na Cisjordânia ocupada.

Fontes diplomáticas e fontes da comunidade israelense no Chile confirmaram a decisão de Boric à mídia local Ex-Ante e a vincularam a ações do exército do regime de ocupação de Tel Aviv na Faixa de Gaza sitiada.

Fontes do Ministério das Relações Exteriores do Chile disseram a Ex-Ante que “a apresentação das cartas credenciais de Israel foi remarcada para a segunda semana de outubro, porque hoje é um dia muito sensível devido à morte de um menor na Faixa de Gaza ” .

Por sua vez, fontes da comunidade israelense sustentaram que “não há precedente na história da comunidade israelense no Chile tão sério quanto este ” .

Com mais de 500.000 pessoas, o Chile é o país com a maior comunidade palestina fora do mundo árabe. [EFE, HispanTV, Swissinfo]


O Blog do Mello é e vai continuar a ser de livre acesso a todos, e sem propaganda, se quem puder e o achar relevante apoiá-lo com uma assinatura. A partir de R$10

Assine o Blog do Mello



Para receber notificações do Blog do Mello no seu WhatsApp clique aqui
Você vai ser direcionado ao seu aplicativo e aí é só enviar e adicionar o número a seus contatos


Recentes: